Perspectiva de mudança do comportamento do consumidor devido à crise gerada pela pandemia do COVID-19

Autores

  • Carlos Henrique Fernandes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Thales Volpe Rodrigues Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Joseane Pontes
  • Fernanda Tavares Treinta

Palavras-chave:

COVID-19, comportamento do consumidor, Consumidor 4.0, Tecnologia, Tendências futuras, novos modelos de negócios.

Resumo

O consumidor foi afetado por diversas crises desde o início dos tempos. Entretanto, sempre encontrou meios de adaptar a elas criando um padrão não existente até o eventual momento. Perante esse cenário, o COVID-19 é a pauta da vez, graças a ela diversas empresas sofreram para alcançar seus clientes, porém nem todas, pois o consumidor ficou mais conectado as tecnologias proeminentes, principalmente aquelas com correlacionada à internet e aplicativos. Tanto grandes organizações quanto pequenas e médias empresas vão ter que aumentar seus níveis de prontidão em relação às tecnologias. Assim  o objetivo dessa pesquisa é fornecer uma perspectiva sobre o comportamento do consumidor após a pandemia e as implicações do COVID-19 para as empresas. Demonstra-se inicialmente um breve histórico do comportamento do consumidor após crises passadas, relacionando à crise atual do COVID-19. Em seguida são abordados os novos modelos de negócio que se destacaram durante a crise. Também expõe uma visão geral do comportamento do consumidor pós pandemia, apresentando as principais tendências, desafios e questões a serem analisadas futuramente. Percebeu-se que após um período traumático, com impactos econômicos, o consumidor tende em conter os gastos optando por soluções mais baratas e essenciais, e atualmente mais tecnológicas. Criando um panorama baseado em diversas empresas que durante o período de crise conseguiram alcançar patamares que possivelmente demoraria anos para atingir. Perante a eventual mudança do padrão de comportamento do consumidor, que acarretou uma nova perspectiva futura. Empresas independentes do seu tamanho que entenderem o processo vivido vão alcançar possivelmente uma vantagem competitiva.

Biografia do Autor

  • Thales Volpe Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Mestrado em andamento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR - Ponta Grossa. Especialização em Engenharia de Produção, pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP (Conclusão em 2019). Engenheiro de Produção, pela Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG, Passos, (Conclusão 2018). Atua na área de gestão de planejamento e controle de produção (PCP). Com experiência nas áreas de Compras, Custos, Logística, Qualidade, Planejamento e controle de manutenção (PCM), Melhoria de processos e Gestão de Projetos. Realização de consultorias em São Sebastião do Paraíso e região, nas áreas de custos, melhoria de processos, reestruturação e adequação de layout, entre outros.

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Publicado

2021-06-04

Edição

Seção

Artigos