PERCEPÇÕES DE SUCESSO E FRACASSO DE EMPREENDEDORES: UM ESTUDO EM UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Fracasso, Sucesso.Resumo
Existe uma pluralidade de fatores pelos quais se pode perceber o sucesso e o fracasso. Tais percepções podem variar de um indivíduo para o outro. Desse modo, o presente artigo se propôs a analisar a percepção de sucesso e de fracasso de empreendedores que atuam em uma cidade de médio porte do interior baiano. De natureza empírica e do tipo descritivo-exploratória, optou-se pelo estudo de caso, com múltiplas unidades de análise e análise de conteúdo para tratamento qualitativo dos dados coletados por meio da técnica de snow ball com nove empreendedores. O estudo verificou que o sucesso foi definido, para os sujeitos investigados, como o alcance dos objetivos, obtenção de lucro e manutenção do empreendimento. Além disso, as percepções de sucesso e fracasso foram associadas à trajetória dos indivíduos e os fatores pessoais tiveram preponderância aos financeiros.