TRANSPARÊNCIA, LIDERANÇA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL: OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA PÚBLICA

Autores

  • Paulino Varela Tavares Universidade de Lisboa (ULISBOA)
  • Ana Lúcia Romão Universidade de Lisboa (ULISBOA)

Palavras-chave:

Transparência, Liderança, Participação Social, Governança Pública, Brasil.

Resumo

Captar a percepção sobre a transparência, a liderança e a participação social no processo de tomada de decisões das políticas no Brasil é o objetivo deste artigo. Foram aplicados um questionário com 19 perguntas e extraídas, para a análise deste artigo, três questões fechadas e três questões abertas, totalizando assim, as 162 respostas. Com relação ao nível de transparência na governança pública no Brasil, 17,9% dos respondentes consideram muito baixo; 28,6% baixo; 42,8% médio; e, 10,7% alto. Com relação ao nível de controle (e empoderamento social) das políticas públicas, 21,4% consideram muito baixo; 53,6% baixo; 21,4% médio; e, 3,6% alto. No que tange à promoção da liberdade de expressão, de associação e de imprensa livre, 25% dos respondentes consideram muito baixo; 35,7% baixo; 28,6% médio; 10,7% alto e 0% muito alto. Portanto, os resultados da pesquisa apontam que, no âmbito da governança pública, ainda persistem desafios imprescindíveis e capazes de melhorar todo o processo de administração e políticas públicas no Brasil. Assim, é urgente criar novos ambientes propícios para estimular novas discussões sobre a transparência pública, a liderança transformacional e a participação social no processo de tomada de decisões com relação às políticas pública no Brasil.

Biografia do Autor

  • Paulino Varela Tavares, Universidade de Lisboa (ULISBOA)
    Pos-Doutorando em Administração Pública no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULISBOA). Ph.D. em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil). Endereço: Avenida Afonso Costa, Nº 17 - 2º Esq., Paivas, 2845-339, Amora - Portugal.
  • Ana Lúcia Romão, Universidade de Lisboa (ULISBOA)
    Ph.D. em Economia pela Universidade do Minho (UMINHO, Portugal). Professora e Pesquisadora no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) da Universidade de Lisboa (ULISBOA, Portugal). Endereço: Rua Almerindo Lessa, Lisboa 1300-663, Portugal.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Edição

Seção

Artigos