LIMITES DO PACTA SUNT SERVANDA FRENTE ÀS CLÁUSULAS ABUSIVAS, À MARGEM DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Autores

  • BEATHRYS RICCI EMERICH Unicuritiba
  • ANDRÉ LIPP PINTO BASTO LUPI Unicuritiba
  • LEONARDO RAMIRO BOIKO Unicesumar
  • GABRIELLA RICCI EMERICH Unicesumar

Palavras-chave:

contratos, consumidor, cláusulas abusivas, pacta sunt servanda, contrato de adesão.

Resumo

O projeto intitulado, "œLimites do Pacta Sunt Servanda frente às cláusulas abusivas, à margem do Código De Defesa Do Consumidor" trata da discussão sobre a relativização dos contratos e a aplicabilidade do Pacta Sunt Servanda frente os contratos de adesão e suas cláusulas abusivas. É uma questão nova e representa um novo paradigma que deve ser refletido pela sociedade, qual a possibilidade de revisão judicial dos contratos e os princípios que permeiam as relações contratuais, portanto, o presente trabalho pretende esclarecer como o princípio do Pacta Sunt Servanda atua de forma a relativizar as relações contratuais à margem do Código de Defesa do Consumidor? E, ainda, o que leva o consumidor, classificado como hipossuficiente perante o Código de Defesa do Consumidor, a aceitar essas cláusulas abusivas? O presente estudo objetiva investigar o conceito e a evolução dos contratos, o princípio do Pacta Sunt Servanda e a função social dos contratos, identificar como ocorre a revisão dos contratos em suas respectivas cláusulas abusivas, especificar quais os requisitos para a caracterização de uma cláusula abusiva em um contrato de adesão, destacar o princípio do equilíbrio contratual no Código De Defesa Do Consumidor e no Código Civil. O estudo vem sendo realizado mediante a abordagem qualitativa que se caracteriza pela pesquisa primária documental, com o intuito de ampliar os conhecimentos, fundamentando-se no estudo de referenciais teóricos, tendo empregado onde as contradições se transcendem dando origem as novas contradições que requerem soluções. No ponto de vista dos objetivos metodológicos deste estudo, o tipo de pesquisa que é extrapolatória com vista a proporcionar maior familiaridade com um problema em razão de escolhermos para procedimentos técnicos de investigação o levantamento bibliográfico, elaborada a partir de consultas acerca do entendimento de constitucionalistas e juristas e empreendedores sobre a aplicabilidade do princípio do Pacto Sunt Servanda na relativização dos contratos, bem como utilização de artigos acadêmicos em sítios da internet apropriados. Assim, a metodologia a ser adotada será a dedutiva, isto é, análises de doutrinas, artigos e legislações. Além disso, será empregado o método indutivo devido com a análise de jurisprudências acerca do tema até o presente momento. O estudo de tal temática, tão vasta e complexa representa um desafio, como demonstram as diversas investigações multidisciplinares das áreas, que, sob diferentes enfoques e perspectivas, vêm continuamente tentando avançar a compreensão teórica do assunto. O estudo em questão pretende contribuir para o entendimento dos limites do Pacta Sunt Servanda frente às cláusulas abusivas, à margem do Código De Defesa Do Consumidor.

Biografia do Autor

  • BEATHRYS RICCI EMERICH, Unicuritiba

    Mestranda em Direito Empresarial e Cidadania pelo Unicuritiba (2019). Especializada em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná (2018). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017). Integrante do Programa Institucional de Iniciação Científica - PCI junto ao Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba, Linha de Pesquisa: Compliance (2019). Integrante do Programa Institucional de Iniciação Científica - PCI junto ao Programa de Mestrado em Psicologia Forense da UTP, Linha de Pesquisa: Grupo de Estudos Interdisciplinares entre Direito e Neurociências ("Neurolaw"). Membro das Comissões de Direito Bancário e Direito Empresarial da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, Subseção de Maringá. Experiência na área jurídica como Assessora de Magistrado. Advogada, sócia proprietária da Ricci Emerich Advogados.

  • ANDRÉ LIPP PINTO BASTO LUPI, Unicuritiba

     Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (2006), com estágio doutoral no Institut de Hautes Études Internationales de Genebra. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Lisboa (2016-2017). Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Direito Empresarial do Unicuritiba. Professor associado do Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Foi Professor de Direito Empresarial da Universidade Federal de Santa Catarina, professor da Universidade do Vale do Itajaí, nos programas de Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica e de graduação em Direito e Relações Internacionais. Professor convidado do Doutorado em Ciência Jurídica da Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá. Presidiu a Comissão do Qualis - Periódicos, para a Área de Direito da CAPES (2011-2013). Advogado.

  • LEONARDO RAMIRO BOIKO, Unicesumar

    Graduando do 4º ano de Medicina pela Unicesumar (2018-2023). Membro integrante da Liga Acadêmica de Pneumologia, Tisiologia e Cirurgia Torácica (LAMAPCIT). Membro integrante de projeto de pesquisa científica, orientada pelo Dr. Marcel Pereira Rangel (2020-2021). Experiência de estágio em Ginecologia e Obstetrícia com a Dra. Bruna Mendonça Leite no Hospital São Rafael (2021).

  • GABRIELLA RICCI EMERICH, Unicesumar

    Graduanda do 4º ano / 8º período em Medicina pela universidade Unicesumar (2018-2023). Monitora de anatomia para todos os anos do curso de Medicina, Odontologia e Biomedicina (2019). Membro integrante da Liga acadêmica de Cardiologia de Maringá (2021). Membro integrante da Liga de Pediatria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2020). Membro integrante da Liga Academica de Alergologia e Imunologia de Maringá (2021). Diretora do departamento de Marketing do Centro Académico de Medicina Miguel Nicolelis (2021). Representante de turma IX (2019-2023). Experiência em estágio de Cirurgia Geral no Hospital Bom Samaritano e Hospital Universitário com Dr. Gustavo Condi (2021). Experiência em estágio de Ortopedia e Traumatologia no Hospital Bom Samaritano com Dr. André Casadei (2021). Estagiária em Ginecologia e Obstétrica no Hospital São Rafael com Dra. Bruna Mendonça Leite (2021).

Downloads

Publicado

2021-10-06

Edição

Seção

Artigos