VANTAGENS COMPETITIVAS NA PRODUÇÃO DE BATATA NO BRASIL E ESTADOS UNIDOS.

Autores

  • Gilson Rogério Marcomini Instituto Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (IFSP) - campus São João da Boa Vista Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

batata, econômico, vantagem, custos, preços

Resumo

A vantagem competitiva se expressa no desempenho eficiente das empresas no mercado como resultado de estratégias. O objetivo deste artigo foi de analisar aspectos econômicos da produção de batata no Brasil e nos Estados Unidos para identificar as vantagens competitivas. Foram utilizadas informações secundárias sobre a produção de batata nos dois países, nos estados de Minas Gerais e Idaho, incluindo custos, rendimento médio e preço recebido pelos produtores, no período compreendido entre 2009 e 2017. A produção de batatas em Minas Gerais apresenta maiores vantagens competitivas sobre a produção de Idaho, em função de maiores preços recebidos pelos produtores.

Biografia do Autor

  • Gilson Rogério Marcomini, Instituto Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (IFSP) - campus São João da Boa Vista Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
    Graduado em Administração de Empresas - Gestão de Negócios pela Associação de Escolas Reunidas - ASSER (2005) e doutorando na Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI/ UNICAMP. Atualmente é professor efetivo no Instituto Federal de Educação de São Paulo, Campus de São João da Boa Vista, SP e atua em linhas de pesquisa relacionados à gestão estratégica, finanças e competitividade de sistemas de produção agropecuários. 

Downloads

Publicado

2021-05-12

Edição

Seção

Artigos