EMPREENDEDORISMO E A ATITUDE EMPREENDEDORA: UM RELATO DE SUA IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA

Autores

  • Samanda Silva da Rosa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Agente empreendedor, Atitudes Empreendedoras, Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico.

Resumo

Este artigo aborda o empreendedorismo como um fator de desenvolvimento econômico e social, sendo que através de ações empreendedoras, uma oportunidade percebida no mercado torna-se um novo negócio ou a criação de novos produtos e serviços. O empreendedor é tido como um agente de mudanças na sociedade, pois promove riquezas e desenvolvimento diante de incertezas e grandes desafios, tornando possível a sua sobrevivência e a de outros, envolvidos em seus projetos. Mas para ter sucesso no seu empreendimento, o agente empreendedor necessita de habilidades e ações empreendedoras que visem a sobrevivência do mesmo no mercado. Por fim, o artigo ressalta que é um empreendedor, o indivíduo que ao perceber uma oportunidade não mede esforços para convergir suas ideias em inovações.

Biografia do Autor

  • Samanda Silva da Rosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2010), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2015). Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande (2018). Atualmente, cursa doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do trabalho, Economia Regional, Empreendedorismo e Métodos Quantitativos.

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Publicado

2021-05-12

Edição

Seção

Artigos