A LIDERANÇA COMO FACILITADORA PARA A INOVAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TELEFONIA

Autores

  • Alice de Amorim Borges Vazquez Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) http://orcid.org/0000-0002-3338-1298
  • Neri DOS SANTOS Prof. Senior da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Diretor Executivo do Instituto STELA http://orcid.org/0000-0002-0356-6750
  • Vanessa de Oliveira Luiz Aluna da disciplina isolada Inteligência para Inovação no Curso de Pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Liderança. Conhecimento. Melhoria contínua. Inovação. Inovação continua.

Resumo

O objetivo é mostrar como a liderança pode facilitar a integração da melhoria contínua com a inovação, na perspectiva da inovação contínua nas organizações. Para tal, foi realizada uma revisão de literatura complementar, a qual apresenta um panorama sobre a relação entre os conceitos "œliderança", "œmelhoria contínua" e "œinovação", como impulsionadores da inovação contínua nas organizações. A relevância deste trabalho está em analisar a influência que a liderança pode exercer em um sistema produtivo, particularmente nos seus processos de criatividade, inovação e melhoria contínua, potencializando suas perspectivas de inovação contínua, que foram salientadas por meio da realização de um estudo de caso com a aplicação do método Kaizen em uma empresa de telefonia. Como resultado deste estudo de caso, pode-se evidenciar que a empresa analisada constatou que é mais acertado compartilhar ideias e insights, do que apenas distribuir documentação ou permitir acesso às bases de dados. Salienta-se que o conhecimento é uma construção cognitiva individual, a qual é significativamente ampliada no relacionamento social e, portanto, as pessoas são os elementos fundamentais nos processos de criação, conversão e compartilhamento do conhecimento porque são elas que criam, compartilham e utilizam os conhecimentos.

Biografia do Autor

  • Alice de Amorim Borges Vazquez, Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Bibliotecária de Referência - BC/UDESC
    Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC/UFSC
    Mestre em Gestão da Informação - Pginfo/UDESC
    Especialista em Acervos Históricos - UNISUL
    Bacharel em Biblioteconomia - UFSC
    CV: http://lattes.cnpq.br/1856224003289813
    https://orcid.org/0000-0002-3338-1298

  • Neri DOS SANTOS, Prof. Senior da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Diretor Executivo do Instituto STELA
    Neri Dos Santos, Dr. Ing.Senior ProfessorKnowledge Engineering DepartmentFederal University of Santa CatarinaCentro Tecnológico (CTC) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima
    CEP: 88040-900 – Trindade – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
    e-mail: [email protected] 
    Tel.: +55 48 3721-2450
       
  • Vanessa de Oliveira Luiz, Aluna da disciplina isolada Inteligência para Inovação no Curso de Pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Professora do Centro Universitário Municipal de São José (USJ)Coordenadora Pós Graduação Eng Segurança do Trabalho na empresa (FUCAP)Mestra em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia (UFSC)
    Engª de Produção e Engª de Segurança do Trabalho.Técnica em Mecânica Industrial, com habilitação em Produção. 

Downloads

Publicado

2021-05-12

Edição

Seção

Artigos