IMPACTOS DO PREÇO DE REFERÊNCIA NO PROCESSO DE COMPRA POR IMPULSO

Autores

  • Khaled El Choueiri Graduado em Administração pela FEARP
  • Natália Munari Pagan Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) http://orcid.org/0000-0002-5259-2437
  • Victória Figueiredo Motta Pimenta FEARP
  • Edgard Monforte Merlo FEARP

Palavras-chave:

Economia comportamental, Preço de referência, Compra por impulso, Decisão de compra e Marketing

Resumo

O artigo apoia-se nos conceitos da economia comportamental e na teoria da ação racional de Ajzen e Fishbein (1980) como base teórica para compreender como essa ferramenta afeta a intenção e as decisões de compra dos consumidores do varejo alimentício, assunto que até então não havia sido investigado na literatura. Os resultados desta pesquisa mostraram a influência de atributos emocionais, relativos à sensibilidade de preço e de aspectos cognitivos relacionados ao planejamento de compra sobre a compra por impulso. Além disso, o tratamento estatístico mostrou uma forte relação entre a norma subjetiva de Ajzen e fishbein (1980) e o preço de referência aplicado à compra por impulso. Estes resultados podem ser utilizados pelos gestores em suas estratégias promocionais e pelos acadêmicos para compreender como a compra por impulso é realizada.

Biografia do Autor

  • Khaled El Choueiri, Graduado em Administração pela FEARP
    Graduado em Administração pela FEARP
  • Natália Munari Pagan, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP)
    Estudante de doutorado na FEARP. Mestra em Administração. Graduada em Matemática Aplicada a Negócios
  • Victória Figueiredo Motta Pimenta, FEARP
    Mestranda em Administração pela FEARP
  • Edgard Monforte Merlo, FEARP
    Professor doutor na FEARP

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Publicado

2021-05-12

Edição

Seção

Artigos