A AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL COMO FORMA DE REGULAÇÂO ECONOMICA

Autores

  • LUIZ ARTUR DA SILVEIRA DIAS UNICURITIBA
  • SANDRO MANSUR GIBRAN UNICURITBA
  • RAIMUNDO CHAVES NETO Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

banco central, economia, política fiscal, política monetária.

Resumo

A discussão sobre a independência do banco central é algo novo nas economias modernas e traz no cerne da discussão a maior autonomia que os agentes monetários terão no que tange as suas políticas, dando a eles um maior ou menor poder decisório. A questão é que esta autonomia pode gerar uma restrição nos mecanismos de coordenação entre as políticas fiscais e monetárias, uma vez que o banco central autônomo estaria blindado das políticas fiscais. É necessário ressaltar que as políticas fiscais refletem na vida em sociedade e consequentemente na vida do cidadão, uma vez que interfere na atividade econômica e consequentemente empresarial.

Biografia do Autor

  • LUIZ ARTUR DA SILVEIRA DIAS, UNICURITIBA

    Mestrando em direito empresarial e cidadania. Professor e pesquisador, com formação acadêmicas em: Direito - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Formação de Professores para a Educação Superior Jurídica - Anhanguera, Especialização em Direito Civil e Empresaria  PUC/PR, Especialização Direito Público - Anhanguera, Especialização em direito Tributário.

  • SANDRO MANSUR GIBRAN, UNICURITBA

    Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Mestre em Direito Social e Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003). Professor permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA. Professor de Direito Empresarial junto ao Centro de Estudos Jurídicos do Paraná - CEJPR e na Escola da Magistratura Federal do Paraná - ESMAFE/PR. Professor visitante na Universidade da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - UNINDUS. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial do UNICURITIBA. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Contratual do UNICURITIBA.

  • RAIMUNDO CHAVES NETO, Universidade de Coimbra

    Professor. Advogado (OAB-CE). Membro honorário do Instituto dos Advogados do Ceará. Sócio-Correpondente em Portugal da Academia Cearense de Direito. Supervisor Pedagógico do Colégio Cônego Pereira. É especialista em Direitos Humanos e História do Direito pela Universidade de Coimbra. É Mestre em Direito Romano pela Universidade de Coimbra. Professor de Direito Romano. Membro da Associação Ibero-americana de Direito Romano (AIDROM). Conselheiro do Instituto Sílvio Meira (ISM). Doutorando em Ciências Histórico-Jurídicas na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2021-05-12

Edição

Seção

Artigos