Intenção Empreendedora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT): Campus de Cuiabá e Rondonópolis

Autores

Palavras-chave:

Intenção Empreendedora, Teoria do Comportamento Planejado, Educação Empreendedora

Resumo

Objetivo do estudo: Investigar a intenção empreendedora (IE) de estudantes do Curso de Bacharelato em Administração, em uma instituição de ensino superior (IES) pública, em Mato Grosso, Brasil, nas cidades de Cuiabá e de Rondonópolis.

Metodologia/Abordagem: O método foi quatitativo, com abordagem descritiva, adotando a Análise Fatorial Exploratória (AFE) unidimensional, com o intuito de confirmar a validade interna dos construtos da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e externos sobre o contexto onde a IES está inserida e as politicas públicas para empreendedorismo. Utilizou-se o Entrepreneurial Intention Questionnaire (EIQ) para coleta de dados, onde 475 estudantes de Administração responderam à pesquisa, sendo 279 em Cuiabá e 196 em Rondonópolis. 

Originalidade/Relevância: O uso da abordagem da TCP e do instrumento EIQ, em dois campus de uma IES, reforça e amplia a validade teórica de construtos internos e externos.

Principais resultados: A baixa intenção empreendedora entre os estudantes do Curso de Bacharelato em Administração, de Cuiabá e Rondonópolis, se  revelou desde o inicio. Há influência contextual externa, em detrimento à variável atitude pessoal.

Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo contribui com a teoria da TCP e com as pesquisas sobre IE, ampliando o entendimento de que o contexto onde as IES estão inseridas e as políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo podem também influenciar a intenção de empreender de estudantes universitários.

Contribuições para a gestão: Com modelo teórico consolidado e com instrumento de coleta de dados validado, o estudo poderá ser replicado em IES, de acordo com seu ambiente e as características específicas, oportunizando investigar a IE de alunos de cursos de graduação, em Administração.

Biografia do Autor

  • Cecília Arlene Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Mato Grosso
    Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC/Goiás (2012), e Pós-doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2018). Professora Associado IV da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo, Gestão Estratégica, Gestão de Risco, Governança Pública, Corporativa e Compliance atua nos segmentos organizacionais da administração pública, privada e em Cooperativas.
  • Suzete Antonieta Lizote, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVAL, Santa Catarina

    Doutora em Administração e Turismo, Curso de Pós-Graduação em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVAL, Santa Catarina, Brasil. E-mail: [email protected] Orcid id: https://orcid.org/0000-0003-3575-1675.

     

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Publicado

2020-07-01

Edição

Seção

Artigos