A CULTURA COMO ELO ENTRE AS TEORIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO & O MARKETING INTERNACIONAL

Autores

  • ISAAK NEWTON SOARES Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
  • PATRÍCIA TENDOLINI OLIVEIRA Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Resumo

Este artigo trata de um estudo sobre a relação entre as teorias de internacionalização e o marketing internacional, reconhecendo a cultura como elemento de impacto na estratégia de internacionalização e nas táticas de marketing. A partir da abordagem comportamental das teorias de internacionalização, enfatiza-se a aprendizagem gradual para a diminuição das distâncias psíquica e cultural em ações táticas da organização, como as ações de marketing, visto que o composto mercadológico precisa ser elaborado e apresentado de modo que possa ser entendido pelos membros desta nova cultura. Propõe-se, assim, um diagrama que demonstra como as táticas de marketing, além de desdobramentos da estratégia de internacionalização, dotam o nível estratégico de conhecimento para diminuir a distância psíquica e o etnocentrismo, e aprofundar o processo de internacionalização.

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Publicado

2021-03-01

Edição

Seção

Artigos