DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DA ATIVIDADE DE EVENTOS NO TERRITÓRIO NACIONAL NO PERÍODO RECENTE

Autores

  • Aline Correia de Sousa Colantuono Fatec Ipiranga e Fatec São Caetano do Sul

Resumo

O ramo de eventos consiste em reunir pessoas com os mesmos propósitos em dias, horários e locais previamente definidos. Desde 1922, o Brasil se firmou como organizador de feiras e, atualmente, o segmento de turismo e eventos contribui para diminuir as diferenças regionais, em função de sua capacidade de gerar emprego e renda no país. Em 2013, a atividade de eventos correspondeu à 4,3% do PIB brasileiro (4,3%) e gerou 7,6 milhões de empregos. Só no Sudeste, ocorreram 51,7% dos eventos realizados no país. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o mercado brasileiro de eventos, a fim de compreender como está distribuída, regionalmente, sua estrutura em território nacional. Para tanto, usou-se da pesquisa explicativa, bibliográfica e qualitativa. Constatou-se que o estado de São Paulo oferece infraestrutura turística mais adequada à promoção de eventos, além de exercer grande influência (inter)nacional, o que dá mais visibilidade aos eventos promovidos em seu território.

Biografia do Autor

  • Aline Correia de Sousa Colantuono, Fatec Ipiranga e Fatec São Caetano do Sul
    Economista, Mestre em Economia pela FCLAr/UNESP, Doutora em Desenvolvimento Econômico pelo CEDE/UNICAMP, professora de economia da Fatec Ipiranga e coordenadora do curso de Comércio Exterior da Fatec de São Caetano do Sul.

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Publicado

2020-08-26

Edição

Seção

Artigos