SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO: UMA ESTRATÉGIA A PARTIR DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Oberdan Teles da Silva UERGS
  • Jaime João Bettega Universidade de Caxias do Sul
  • Adrieli Alves Pereira Radaelli IFRS Campus Bento Gonçalves
  • Cassiane Chais Universidade de Passo Fundo
  • Eric Charles Henri Dorion École de Technologie Supérieure ÉTS (MGPE), Canadá; UFSM (PPGOP/PPGAP)
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

SIPAT. Relações Humanas. Motivação.

Resumo

A prevenção de acidentes e orientações aos funcionários de uma organização são funções básicas de uma semana de prevenção de acidentes no trabalho, porém pode ser apresentada como uma importante ferramenta de estratégia para a gestão, caso possua organização e planejamento sobre os dados que a ação promove dentro de uma empresa. Assim, o objetivo geral deste artigo foi caracterizar o conteúdo que uma empresa do setor moveleiro de Caxias do Sul promove durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) como forma da utilização estratégica dos dados. Para tanto utilizou-se um estudo qualitativo genérico onde coletou-se duas entrevistas com roteiro semiestruturado, transcritas para posterior análise de conteúdo. Elucidou-se que a SIPAT da referida organização desenvolve temas relacionados à saúde do trabalhador, segurança no trânsito e qualidade de vida. Esses temas vão além do cumprimento legal, de normas e prevenção de acidentes. Dessa forma, assume um caráter de orientação subjetiva envolvendo elementos de valorização humana e princípios éticos, contudo, a empresa não dispõe de indicadores de desempenho para mensuração de resultados, no que tange à comunicação e aprendizagem organizacional.

Biografia do Autor

  • Oberdan Teles da Silva, UERGS
    Pós-doutorando em Administração pela IMED, Doutor em Administração pela Universidade de Caxias do Sul-UCS. Mestre em Administração de Empresas- Universidade de Caxias do Sul-UCS. Especialista em Administração de Marketing - Unisinos. Graduado em Administração de Empresas - UPF. Professor Assistente em Administração do Quadro Permanente de Docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS. Desenvolve pesquisas e assessorias nas áreas de empreendedorismo estratégico, processos de inovação e marketing estratégico.
  • Jaime João Bettega, Universidade de Caxias do Sul
    Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul e Universidade de São Tomás de Aquino - Angelicum - Roma, Faculdade de Ciências Sociais, no projeto "sanduiche"; em pesquisa para elaboração destes Compaixão e Liderança Benevolente nas Organizações: um Estudo Comparado em Empresas Familiares e Não Familiares Brasileiras e Italianas. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com produção do trabalho intitulado: A Experiência de Espiritualidade e sua Relação com o Desempenho dos Trabalhadores em uma Indústria Metalúrgica do Segmento Eletroeletrônico. Possui Especialização em Recursos Humanos pela mesma Universidade. Graduação em Licenciatura (incompleta) em filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1978) e, em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986) e Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (1996). Atualmente é professor do Curso de Administração da Universidade de Caxias do Sul. Membro das Obras Sociais dos Capuchinhos - RS. Fundador do Projeto Mão Amiga.
  • Adrieli Alves Pereira Radaelli, IFRS Campus Bento Gonçalves

    Doutora em Administração da Universidade de Caxias do Sul (PPGA/UCS), período sanduíche no Centre d Economie et de Sociologie appliquées à l Agriculture et aux Espaces Ruraux (Cesaer Dijon), como bolsista da Chaire UNESCO Culture e Traditions du Vin, da Université de Bourgogne, França. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (PPGA/UCS), 2012, sendo Bolsista CAPES - Modalidade I. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul, 2010. Atuou como bolsista iniciação científica junto ao Mestrado em Administração-UCS, de abril de 2008 a dezembro de 2009. Atualmente, professora substituta do IFRS Campus Bento Gonçalves. Experiência na área de Inovação, Empreendedorismo, Economia e Economia Brasileira. Mãe de uma filha de 6 anos.

     
  • Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo
    Doutora em Administração com bolsa PROSUC / CAPES, pela Universidade de Caxias do Sul, com período de sanduíche no Tecnológico de Monterrey no México, com bolsa PDSE / CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, linha de pesquisa: Inovação e concorrência, com bolsa PROSUP / CAPES. Especialista em Gestão Secretariado pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI.
  • Eric Charles Henri Dorion, École de Technologie Supérieure ÉTS (MGPE), Canadá; UFSM (PPGOP/PPGAP)
    Eric C.H. Dorion é Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Sherbrooke, Canadá (2003), Mestre em Administração de Empresas pela Université Laval, Canadá (1997) e Bacharel em Geografia pela Université Laval, Canadá (1985). É titular de uma bolsa de produtividade CNPq -Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Nível 2. Lidera um grupo de pesquisa (GMISAP) sobre Inovação e Sustantabilidade nas Oganizações Públicas, do CNPq, certificado pela UFSM. Participou da criação e coordenou o PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS (2004 a 2011). Participou da criação do Doutorado em Associação em administração PUCRS/UCS (2008-2017). Participou da criação do primeiro Mestrado em Industria Criativa do Brasil na Universidade Feevale (2011-2015). Atualmente, é professor na École de Technologie Supérieure ÉTS (MGPE), Canadá, e é professor visitante na UFSM (PPGOP/PPGAP). Tem experiência na área de Administração, Tecnologia e Desenvolvimento Regional; atuando principalmente nos seguintes temas: estudos das organizações, gestão de inovação e sustentabilidade, gerenciamento de projetos estratégia de negócios e empreendedorismo. Tem 150 artigos publicados em periódicos (ou revistas internacionais e nacionais); 01 livro e 29 capítulos de livros publicados. Tem 85 orientações concluídas, sendo: 10 de Iniciação Científica, 45 de Graduação, 5 de Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações e MBAs), 15 de Mestrado, 06 de Doutorado, 02 de Pós-Doutorado Voluntário. Tem 194 participações em Bancas, sendo: 121 em Graduação, 13 em Qualificações de Mestrado, 35 de Mestrado, 13 Qualificações de Doutorado e 12 de Doutorado. Tem experiencia como consultor empresarial internacional, leccionou ou lecciona em universidades e empresas canadenses, francesas e brasileiras. Foi Cônsul Honorário do Canadá para o Estado do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre (2012-2016).
  • Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal do Rio Grande
    Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

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Publicado

2020-08-27

Edição

Seção

Artigos