Diagnóstico de Marketing Verde em uma Empresa Beneficiadora de Arroz

Autores

  • Gustavo da Rosa Borges Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
  • Letícia Côcco de Mateo

Palavras-chave:

Sustentabilidade, , Marketing Verde, Orientação para o Marketing Verde.

Resumo

Desde o início do século o marketing vem tendo um olhar social e não unicamente voltado ao cliente, como no passado. Esta mudança faz com que as organizações tenham um direcionamento mais social, e quando isto ocorre, podem adotar o marketing verde. Embora necessário, observa-se que nem todas as empresas costumam adotar esta prática. Desta maneira, busca-se saber se uma beneficiadora de arroz da cidade de Dom Pedrito (RS) adota o marketing verde e possui alguma estratégia, tática ou operação que caracterize a implantação do assunto. Por meio de um estudo de caráter exploratório, constatou-sea existência de uma mínima orientação para o marketing verde, sendo que a orientação para o planejamento foi mais intensa que a tática e a operacional. Observou-se ainda, que embora não seja aplicado de fato, o marketing verde é uma intenção organizacional, sendo que para a sua aplicação, a empresa em estudo irá designar um responsável, podendo ser este o caminho para que o marketing verde seja de fato implementado.

Biografia do Autor

  • Gustavo da Rosa Borges, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

    Mestre e Doutor em Administração.

    Docente do PPGA da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

  • Letícia Côcco de Mateo
    Especialista em Agronegócios pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

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Publicado

2020-08-28

Edição

Seção

Artigos