COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL E CONFIANÇA INTERPESSOAL: VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UM INSTRUMENTO COM TRABALHADORES DO SETOR DE TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Comportamento de Cidadania Organizacional, Confiança Interpessoal, Validação de conteúdo, Comportamento Organizacional, Tecnologia da Informação

Resumo

Este estudo tem como objetivo a validação de conteúdo dos instrumentos de Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) e Confiança Interpessoal (CI) no setor de TI. Neste trabalho a validação ocorreu com 18 colaboradores especialistas do setor de TI de uma empresa que desenvolve sistemas na área de gestão. Os resultados evidenciaram consonância do instrumento para o setor de tecnologia, tendo em vista que não houve dificuldades, por parte dos especialistas, em compreender as perguntas, além disto não houve sugestões de melhorias para o instrumento. Considera-se que a validação de conteúdo é uma etapa importante em uma pesquisa acadêmica, pois demonstra a adequação dos instrumentos para determinados contextos e populações. Diante disto, entende-se que esta pesquisa avança na literatura por fortalecer os resultados da validação destes dois instrumentos, feita por Andrade (2017) para o contexto brasileiro, com colaboradores do setor educacional.

Biografia do Autor

  • Gabrielle Loureiro de Ávila Costa, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduação em Administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria. Consultora Comercial na Faculdade Metodista Centenário. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Federal de Santa Maria. Docente no curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Pessoas da Faculdade Metodista Centenário.

  • Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Federal de Santa Maria.

  • Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Sociologia Econômica das Organizações no SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa-Portugal. Professora associada do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

  • Taís de Andrade, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduação em Administração pelo Centro Universitário Franciscano. Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2020-09-03

Edição

Seção

Artigos