FATORES INFLUENCIADORES NO DESEMPENHO ACADÊMICO DISCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Desempenho, Discente, Universidade

Resumo

Este estudo anseia investigar quais fatores relacionam-se com o desempenho acadêmico dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. A fim de medir associações entre as variáveis estudadas, os dados foram organizados e cruzados com o rendimento acadêmico dos alunos, com abordagem quantitativa. Utilizou-se, ainda, o teste de independência proposto por Anderson et al. (2007). Os resultados apontam que apenas as variáveis Cor/Raça, Estado Civil e a Relação área de ensino com maior afinidade influenciam o desempenho dos alunos. Este estudo permite, portanto, compreender a dinâmica de fatores que se relacionam com o desempenho acadêmico do discente, fornecendo bases à implementação de políticas públicas para evitar/diminuir a evasão escolar nas instituições de ensino superior.

Biografia do Autor

  • Marcos Macri Olivera, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
    Bacharel em Administração. Mestre em Engenharia de Produção. Doutorando em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais. Professor de ensino superior na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CCJS).

Downloads

Publicado

2020-09-04

Edição

Seção

Artigos