ARTEFATO PARA GESTÃO DE ESTOQUES DO COMÉRCIO POPULAR: UMA PROPOSTA ADAPTADA DO SISTEMA KANBAN

Autores

  • Nilson Antonio Marques pelo Centro Universitário de Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP)
  • Valdinei Leones de Souza Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Cleberson Eller Loose Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Eliseu Adilson Sandri Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Palavras-chave:

Gestão de Estoque, Comércio Popular, Kanban, Artefato, Design Science.

Resumo

O comércio popular é uma realidade em todas as regiões brasileiras. Em tempos de crise e recessão econômica postos de trabalhos são fechados e muitos desempregados buscam alternativas para sustento de suas famílias. Nesse cenário, trabalhar como vendedor ambulante ou montar uma "œlojinha" são alternativas recorrentes. Com isso, este trabalho tem por objetivo identificar como os empreendedores do comércio popular fazem a gestão de estoque de seus estabelecimentos, bem como propor a confecção de um artefato de gestão de estoque adaptado do sistema kanban para pequenos empreendimentos. O estudo foi realizado em sujeitos sociais pertencentes ao comércio popular do Terminal Central e da Praça do Sapo no município de São José dos Campos, Estado de São Paulo. Utilizou-se uma abordagem metodológica bibliográfica, exploratória, qualitativa, de campo e Design Science. Desta forma, foi possível identificar que 92,5% dos donos de comércio popular investigados, consideram que fazer gestão de estoque é importante ou muito importante, embora 73% destes empreendedores fazem a gestão de estoques apenas no caderno ou controlam tudo "œna cabeça". Desta forma, foi elaborada uma planilha em Excel baseada no método kanban para subsidiar a gestão de estoques, sendo o artefato testado em cinco estabelecimentos, onde observou-se que houve efetiva melhora no processo de gestão de estoque.

Biografia do Autor

  • Nilson Antonio Marques, pelo Centro Universitário de Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP)
    Mestrando em Administração das Micro e Pequenas Empresas pelo Centro Universitário de Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP); Especialista em Auditoria Fiscal e Tributária pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia de Rondônia (FATEC). Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas de Cacoal (UNESC). 
  • Valdinei Leones de Souza, Fundação Universidade Federal de Rondônia
    Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC (2007); especialista em Auditoria Fiscal e Tributária pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia de Rondônia - FATEC-RO (2009) e em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela UNESC (2011); Mestre em Administração pela Faculdades de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD Minas (2013). Atualmente é Professor do Magistério Superior na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lotado no departamento de Administração do Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, Cacoal, Rondônia.
  • Cleberson Eller Loose, Fundação Universidade Federal de Rondônia
    Doutor em Administração pela UNAM-AR; Mestre em Administração pela FEAD; Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIR; Professor e pesquisador da UNIR.
  • Eliseu Adilson Sandri, Universidade Federal de Roraima (UFRR)
    Doutor e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB); Bacharel em Administração pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Professor e pesquisador da UNIR; Professor e pesquisador da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Downloads

Publicado

2020-09-17

Edição

Seção

Artigos