FATORES QUE INFLUENCIAM A RESISTÊNCIA DO CONSUMIDOR A NÃO ADOÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE ALTERNATIVO UBER EM BELÉM DO PARÁ

Autores

  • Edgar José Pereira Dias Faculdade Cosmopolita Universidade da Amazônia
  • HEVERTON MICHELL MOREIRA DA SILVA UNINASSAU
  • LUANA THAIS DE SOUZA PEREIRA UNINASSAU
  • RAMÓN OVÍDIO DE BARROS JÚNIOR Faculdade Cosmopolita

Palavras-chave:

Transporte alternativo, Uber, resistência, consumidor, não adoção.

Resumo

O presente artigo tratou do estudo do comportamento do consumidor referente aos fatores que vem a influenciar o consumidor a não adotar o serviço de transporte alternativo oferecido pela empresa Uber na cidade de Belém do Pará, demonstrando que, mais do que nunca, é relevante saber sobre a resistência em adotar algo novo. Foi capaz de verificar as barreiras que vão influenciar a decisão de compra dos consumidores, como, por exemplo, barreiras funcionais e barreiras psicológicas. Portanto, o artigo teve como objetivo compreender os fatores que levam o consumidor a resistência à adoção. A metodologia utilizada consiste na pesquisa de campo exploratória com abordagem qualitativa. Esta pesquisa foi aplicada dentro da região metropolitana de Belém, na qual foi elaborado um questionário online, com questionamentos diretamente ligados à experiência do usuário com o Uber. Na análise de dados identificamos fatores que geraram resistência diante das respostas dos participantes nos quais são, medo, insegurança e falta de confiança, essas foram uma das barreiras encontradas. A presente pesquisa conseguiu responder a problemática proposta identificando quais os fatores que levam o consumidor a não adotar o Uber como transporte alternativo e atingindo o objetivo de compreender quais os fatores que levam o consumidor a resistência à adoção. A compreensão dos fatores que influenciam na não adoção do transporte alternativo Uber é de total importância para empreendedores e organizações que buscam a melhoria de serviços aos seus consumidores, para que assim, sejam lançados produtos e serviços na sociedade com as exigências que o mercado proporciona.

Biografia do Autor

  • Edgar José Pereira Dias, Faculdade Cosmopolita Universidade da Amazônia
    Doutor em Administração na Universidade da Amazônia - UNAMA (2015/2019), Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia – UNAMA (2010/2012), Pós-Graduado MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade do Pará – FAP, Graduado em Administração com Habilitação em sistema de Informação pela Faculdade do Pará – FAP (2002/2006). Experiência profissional como Coordenador no Curso de Administração nas Escolas do Estado do Pará. Professor nos cursos Técnicos (Informática, Marketing, Administração e Recursos Humanos) nas escolas Técnicas do Estado  do Pará. Professor na Faculdade de Belém (UNEMPE - União Empresarial Educacional Ltda). Professor convidado pela Faculdade Ideal - FACI para ministrar nos cursos de Pós-Graduação. Professor titular na Faculdade Mauricio de Nassau cursos de Administração e Contábeis (2014/2019). Professor Titular na Faculdade Ideal-Devry atuando nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Professor Bolsista no PRONATEC pelo Instituto Federaldo Pará - IFPA. Professor convidado no Curso de Especialização em Marketing Estratégico no Instituto Nacional de Educação e Extensão - INEX. Professor titular na Universidade da Amazônia - UNAMA (2019/ atuando). Professor titular na Faculdade Cosmopolita (2019/ atuando)
  • HEVERTON MICHELL MOREIRA DA SILVA, UNINASSAU
    Bacharel em Administração
  • LUANA THAIS DE SOUZA PEREIRA, UNINASSAU
    Bacharel em Administração
  • RAMÓN OVÍDIO DE BARROS JÚNIOR, Faculdade Cosmopolita
    Ramón Ovídio de Barros Júnior, mestre em administração PPAD Universidade da Amazônia (UNAMA); especialista em Gestão Com Pessoas em Ambientes de Mudanças, Fundação Getúlio Vargas (FGV); graduado em Administração (UNAMA). Coordenador do Curso de Administração da Faculdade Cosmopolita; Professor na Faculdade Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) e Escola de Governança do Estado do Pará (EGPA). Professor de pós-graduação UNAMA, UNINASSAU e ESMAC. Consultor em gestão organizacional, planejamento estratégico, plano de negócios, empreendedorismo e desenvolvimento de equipes de alto desempenho, com foco em micro empresas (MEs), empresas de pequeno porte (EPPs), e organizações não governamentais (ONGs). Experiência desenvolvida em multinacionais, na análise de cenários, viabilidade de mercados, lançamento de produtos e serviços. Diretor administrativo e financeiro em duas ONGs: Instituição Assistencial Espírita Lar de Maria e Grupo de Estudo e Apoio à Adoção de Belém Renascer.

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Publicado

2020-09-09

Edição

Seção

Artigos