Gestão do Conhecimento: Políticas e Práticas de Institucionalização no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Autores

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento (GC), Educação Superior, Instituições de Ensino Superior (IES)

Resumo

Gestão do Conhecimento (GC) na Educação Superior se apresenta como campo de estudo e envolve as Instituições de Ensino Superior (IES). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), desde seus primórdios, considerou a GC como política e prática de ação. Avaliar a institucionalização da GC no IFSC constitui-se no objetivo de investigação. O método de pesquisa foi qualitativo, com delineamento de estudo de caso único. Documentos institucionais, observação não participante e entrevistas com os gestores do IFSC asseguraram a triangulação da pesquisa. O período de tempo considerado foi longitudinal: 2004 a julho de 2020. Os resultados evidenciaram que a experiência em GC no IFSC é inegável. Há entendimento favorável dos gestores sobre o tema.  Há, entretanto, o que aperfeiçoar. A pesquisa contribui para alicerçar e ampliar o entendimento do tema.   

Biografia do Autor

  • Sônia Regina Lamego Lino, IFC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE - CÂMPUS CAMBORIÚ

    Doutora, Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC (2013). Pós-doutora, Curso de Pós-Graduação em Administração/UFSC(2018-2019).  Mestre em Administração/ UFSC (2001). Especialista em Gestão Pública/PNAP/CAPES/IFSC (2012). Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos/ CEFET/SC (2007). Bacharel em Administração/ UFSC (1990). Aperfeiçoamento em Escola de Governo/ Políticas Públicas/ UDESC (1995). Aperfeiçoamento em Comércio Internacional/ UNIVALI (1995). Servidora Pública Federal, nomeada no cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do IFC - Instituto Federal Catarinense (2010), cursos técnico, tecnólogo, graduação, pós-graduação; pesquisa; extensão e gestão. Professor Orientador da UAB - PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB), do IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, na modalidade a distância, para o Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública (2006 - 2009). Servidora Pública Federal, nomeada no cargo de Assistente em Administração, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina (1992 - 2010), professor de pós-graduação e gestor. Professora e orientadora da área de Administração, na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí (2000 - 2005). Professora de Administração na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (1997 - 1998) e Membro da equipe do INPEAU - Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária, do Programa de Pós-graduação em Administração, CPGA/UFSC, desde 2012. Professora de Administração na UDESC - Universidade do Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (1998 e 2006). Coordenadora de Estágio, professora e orientadora na área de Administração na FADEC - Faculdade Decisão (2003 - 2009). Consultora “Ad Hoc†para Avaliação de Cursos Superiores na Área de Gestão (bacharelado e tecnólogo) SINAES/INEP/MEC, desde 2006. Revisora de periódico: Revista GUAL (UFSC) e Revista EIXO (IFB). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Organizações Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento, Gestão Pública, Gestão da Educação, Responsabilidade social e Gestão de pessoas, com registro nº 4.023 junto ao CRA/SC - Conselho Regional de Administração de Santa Catarina.

  • Pedro Antonio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina
    Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina
    (UFSC).
    Pós-doutor em Educação Superior pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na
    America Latina e o Caribe, IESALC, da Unesco.
    Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación (HAME).
    Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina.
    Chefe do Departamento de Ciências da Administração (CAD/UFSC).
  • Amélia Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade
    de São Paulo (ECA/USP).
    Pós-doutora em Ciências de la Información pela Universidad Complutense de Madrid.
    Pós-doutora em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade
    de São Paulo (FEA/USP).
    Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Aposentada.

Downloads

Publicado

2020-06-19

Edição

Seção

Artigos