Alinhamento entre negócios e TI com o uso de frameworks de gestão de TI.

Autores

  • Paula Maines da SILVA Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Adriano Adonis da ROSA Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Resumo

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar organizações através de uma pesquisa, com a finalidade de obter a percepção do alinhamento entre as áreas de negócios e tecnologia da informação - TI, visto o uso dos principais frameworks de gestão e governança da TI, sejam eles, o ITIL, COBIT e o CMMi. Para tal processo, foram explanados os conceitos básicos referentes aos modelos de alinhamento estratégico de negócios e de TI, bem como o uso da metodologia de pesquisa descritiva com estatísticas quantitativas, tendo como foco as maiores empresas de diversos segmentos de mercado, representadas pelos seus gestores de ambas as áreas. Os resultados foram tratados em uma análise sistemática e comparativa, embasadas no comportamento atual das empresas em relação ao uso dos frameworks, visto o tipo de organização, e a relação com o nível organizacional. Portanto, verificando que adoção do ITIL é mais integrada com os níveis tático e operacional, ao contrário do COBIT e CMMi, que se relacionam com maior efetividade junto ao nível estratégico das organizações.

Palavras-chaves: ITIL. COBIT. CMMi. TI. Negócio. Gestão de TI.

Abstract

This paper aims to analyze organizations through a survey, with finalizade to get the perception of alignment between business and information technology - IT, since the use of key management frameworks and governance of IT, they, ITIL, COBIT and CMMi. For this process, the basics are explained referring to the models of strategic alignment of business and IT as well as the use of research methodology, focusing on the largest companies in several market segments, represented by their managers in both areas. The results were treated in a systematic and comparative analysis, grounded in actual behavior of companies in relation to the use of frameworks, since the type of organization, and the relationship with the organizational level. Therefore, noting that adoption of ITIL is more integrated with the tactical and operational levels, unlike the COBIT and CMMi, which relate more effectively with the strategic level of organizations.

Key-words: ITIL. COBIT. CMMi. IT. Business.

Biografia do Autor

  • Paula Maines da SILVA, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

    Turismóloga, especialista em Marketing pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA,

    Mestranda em Administração Universidade DO Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS,

    Coordenadora e docente dos Cursos Tecnológicos e Secretariado Executivo Trilíngue na  Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

     

  • Adriano Adonis da ROSA, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

    Graduado em Ciências da Computação Universidade Luterana do Brasil - ULBRA,

    Especialista em Gestão e Governança de TI e Gestão de Negócios Universidade Luterana do Brasil - ULBRA,

    Sócio fundador e responsável pela área de TI da G&L/GID

Downloads

Publicado

2020-07-14

Edição

Seção

Artigos