Empresas Aéreas tipo Low-Cost: Aspectos Teóricos e Históricos

Autores

  • Roberto - Minadeo Analista em C&T do CNPq Participante do Grupo Administração e Sociedade, da Universidade Ceuma

Resumo

As empresas de aviação low-cost representam um fenômeno interessante. Com a possibilidade de sua criação e consolidação com base na desregulamentação dos mercados de aviação mundo afora, possibilitaram a milhões de viajantes passarem a utilizar o avião regularmente. A finalidade do artigo foi resgatar o histórico de algumas empresas, tanto de sucesso quanto alguns fracassos, ricos em ilustrar diversos aspectos gerenciais, de liderança e empreendedorismo. Outro objetivo foi trazer conceitos ligados a tais empresas, vários deles menos conhecidos "“ como os das companhias low-cost de longa distância. A apresentação de algumas características dessas empresas como aquisições totais ou parciais também se reveste de interesse e atualidade. Finalmente, o estudo apresenta conclusões ao estudar as estratégias de algumas dessas companhias.

Biografia do Autor

  • Roberto - Minadeo, Analista em C&T do CNPq Participante do Grupo Administração e Sociedade, da Universidade Ceuma

    Analista em C&T do CNPq, atuante na COPES - setor responsável pelas parcerias com as Fundações estaduais de amparo à pesquisa.

    Participante do Grupo Administração e Sociedade, da Universidade Ceuma.

     

Downloads

Publicado

2020-07-14

Edição

Seção

Artigos