O USO DA GROUNDED THEORY NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM UM CAMPO CIENTÍFICO EMERGENTE

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco UNESC
  • Marina Keiko Nakayama UFSC
  • Yuri Borba Vefago UNESC

Resumo

O Artigo apresenta uso da Grounded Theory no campo da Administração Universitária, como forma de identificar as lacunas, que emergem desse novo campo. As considerações teóricas tratam das relações da abordagem qualitativa da pesquisa e do campo da administração universitária, com seus aspectos epistemológicos. Trata também das questões técnicas da Grounded Theory. A pesquisa, de cunho exploratório, desenvolvida sob uma abordagem qualitativa e vinculada a uma visão de mundo construtivista, dá suporte ao trabalho e a apresentação dos resultados. Estes apresentam os principais desafios e oportunidades do uso do método no campo da administração universitária. Os resultados permitem concluir que há uma imensidão de possibilidades para o uso da Grounded Theory no campo em questão, desde que sejam compreendidos seus aspectos técnicos, conceituais e epistemológicos.

Biografia do Autor

  • Thiago Henrique Almino Francisco, UNESC
    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais e Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Atualmente é Coordenador do Setor de Avaliação Institucional, do Grupo de Estudos em Metodologias Ativas e Professor do Departamento de Administração, ambos vinculados a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atua como pesquisador, atualmente vinculado ao Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) e ao Núcleo de Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP), ambos vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina. Também é pesquisador do Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU), vinculado a Universidade do Extremo Sul Catarinense.
  • Marina Keiko Nakayama, UFSC
    Professora titular da UNIFEBE e convidada do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC. Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluído em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Pesquisa e orienta na área de gestão e mídia do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas e inovação (foco em relações interpessoais) trans inteligência e desenvolvimento de novas aptidões, confiança no ambiente organizacional e de aprendizagem, recursos educacionais e cocriação. Pesquisadora do NEPEI da UNIFEBE. Coordenadora do grupo de pesquisa NEOGAP (Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas) e membro do NEDECC- Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência - UFSC. Tem como foco de especialidade em grounded theory. Coordenadora do programa Aluno Integrado-UFSC-MEC, coordena projetos relacionados com experiências de co aprendizagem, REA, produção acadêmica e livro eletrônico.
  • Yuri Borba Vefago, UNESC
    Graduado, pelo curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atuou como pesquisador, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho e Educação (NIETE/UNESC/CNPq). Foi co-fundador da Empresa Júnior do Curso de Administração da UNESC, Modus Consultoria Júnior, onde atuou também como presidente entre os anos de 2015 e 2016.

Downloads

Publicado

2020-05-18

Edição

Seção

Artigos