ESPAÇOS (PÚBLICOS) LIVRES URBANOS: A IMPORTÂNCIA DOS PARQUES (DE LAZER) URBANOS

Autores

  • Vladimir Stolzenberg Torres Prefeitura Municipal de Porto Alere
  • Karla Conceição Pereira Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, APTA
  • Caliane Christie Oliveira de Almeida Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Imed (PPGARQ-IMED)
  • Alcindo Neckel Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Imed (PPGARQ-IMED)

Resumo

Os parques urbanos são áreas verdes que podem trazer qualidade de vida para a população. O presente estudo objetivou compreender os espaços livres públicos de Porto Alegre, especificamente os parques, através de abordagem multi-métodos, integrando estratégias de análise morfológica espacial e de avaliação pós-ocupação. Os resultados foram consolidados em análises de síntese crítica para cada parque estudado, no total de doze. Buscou-se testar nesta pesquisa a hipótese de que a quantidade e a distribuição dos parques urbanos no território da cidade são compatíveis com o atual estágio de ocupação urbana e localização da população. Concluiu-se que o sistema desempenha importante papel na organização da cidade, na medida em que grandes parcelas das atividades cotidianas da população são realizadas em espaços públicos. Estes contribuem para qualificar a paisagem e podem ser classificados através de atributos físicos e psicológicos. A apropriação dos espaços livres públicos pelos habitantes em cidades tem papel fundamental no desempenho da cidadania.

Biografia do Autor

  • Vladimir Stolzenberg Torres, Prefeitura Municipal de Porto Alere
    Licenciado Pleno em Ciências Biológicas; Tecnólogo em Gestão Ambiental; Especialista Multidisciplinar (nove especializações); Mestre em Biociências; Doutor em Informática na Educação; Pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo

Downloads

Publicado

2020-05-18

Edição

Seção

Artigos