TEORIA DA APRENDIZAGEM: uma análise sobre a gestão do conhecimento nas organizações

Autores

  • Roberta Nascimento Alves de Vasconcelos Faculdade Mauricio de Nassau
  • Neidmar França dos Santos Silva Faculdade Mauricio de Nassau
  • Rafaela Wanzeler Faculdade Mauricio de Nassau
  • Edgar José Pereira Dias Faculdade Mauricio de Nassau
  • Ramón Ovídio de Barros Júnior Faculdade Mauricio de Nassau

Resumo

A globalização afetou a forma de pensar da sociedade e por consequência, a forma de atuar e das organizações também mudou. Adaptar-se às novas tendências comerciais é mais do que manutenção da competitividade, é uma exigência para sobreviver em um mercado mais rigoroso. Assim, a gestão de conhecimento (GC) surge como um instrumento de favorecimento da competitividade, aumentando sua produtividade e eficiência. Porém, não se é possível falar de GC sem comentar as teorias que a embasam, sendo uma delas a Teoria da Aprendizagem que nesse artigo se baseia nos preceitos da escola construtivista de Piaget e Vygotsky, que trazem a ideia da aprendizagem através da experiência. Dessa forma, o presente artigo procura entender a relação das teorias da aprendizagem e a GC dentro do campo prático das organizações, através de uma revisão de literatura simples. Como resultado, encontraram-se 13 artigos que foram divididos em duas categorias, a primeira de produções com enfoque na implicação das teorias de aprendizagem juntamente à GC e novos conceitos da gestão, e a segunda de produções com enfoque nos desafios da gestão para o futuro. Verificou-se a atuação ramificada da GC em diferentes organizações, como universidades, empresas privadas e públicas e empresas transgeracionais. Além disso, poucos artigos fazem a relação direta entre teorias da aprendizagem e a gestão do conhecimento. Dessa forma, conclui-se que há necessidade de mais pesquisas tanto sobre a própria gestão do conhecimento quanto sobre a relação entre a GC e as teorias da aprendizagem, para tornar cada vez mais sólida a atuação da GC nas empresas.

Biografia do Autor

  • Rafaela Wanzeler, Faculdade Mauricio de Nassau

    Profissional cursando MBA em Gestão de Pessoas, formada em Administração com experiência no auxilio das atividades rotineiras e no controle de gestão administrativa, organização de arquivos, gerência de informações, revisão de documentos, auxilio aos servidores, atendimento telefônico, manuseio e digitação de planilhas, elaboração de documentos oficiais e arquivo.

  • Edgar José Pereira Dias, Faculdade Mauricio de Nassau
    Doutorando em Administração na Universidade da Amazônia - UNAMA (2015), Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia ? UNAMA (2010/2012), Pós-Graduado MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade do Pará ? FAP, Graduado em Administração com Habilitação em sistema de Informação pela Faculdade do Pará ? FAP (2002/2006). Pesquisador associado ao Núcleo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração ? PPAD. Experiência profissional como Coordenador no Curso de Administração nas Escolas do Estado do Pará. Professor nos cursos Técnicos (Informática, Marketing, Administração e Recursos Humanos) nas escolas Técnicas do Estado do Pará. Professor na Faculdade de Belém (UNEMPE - União Empresarial Educacional Ltda). Professor convidado pela Faculdade Ideal - FACI para ministrar nos cursos de Pós-Graduação. Professor titular na Faculdade Mauricio de Nassau atuando nos cursos de Administração, Contábeis e Gestão Hospitalar. Professor Bolsista no PRONATEC pelo Instituto Federaldo Pará - IFPA. Professor convidado no Curso de Especialização em Marketing Estratégico no Instituto Nacional de Educação e Extensão - INEX.
  • Ramón Ovídio de Barros Júnior, Faculdade Mauricio de Nassau
    Mestre do PPAD Programa de Pós-Graduação em Administração da UNAMA - Universidade da Amazônia, especialista em Gestão Com Pessoas em Ambientes de Mudanças F.G.V. Graduado em Administração - UNAMA. Professor na Faculdade Maurício de Nassau, nos cursos de Administração, Contabilidade e tecnológicos em Gestão Comercial, Recursos Humanos, Ambiental e Hospitalar; professor do curso de Administração da ESMAC - Escola Superior Madre Celeste. Atua como consultor em gestão organizacional, nas áreas: comercial, empreendedorismo, gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes de alto desempenho; planejamento estratégico e plano de negócio para micro e pequenas empresas e organizações do terceiro setor. A experiência na área comercial foi desenvolvida, em organizações multinacionais de grande porte, com dez anos de experiência em análises de cenários mercadológicos, realização de lançamentos de produtos e abertura de novos mercados. Além das competências acima, é diretor administrativo e financeiro voluntário, não remunerado, em duas O.N.G?s., Instituição Assistencial Espírita Lar de Maria e Grupo de Apoio a Adoção Renascer

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Publicado

2020-05-18

Edição

Seção

Artigos