VALOR DE MERCADO E EFICIÊNCIA FINANCEIRA POR NÍVEIS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA

Autores

  • Célio Júnior UNOPAR
  • Victor Hugo Ferreira

Resumo

As boas práticas de Governança Corporativa (GC) contribuem com uma melhor evidenciação das informações nas demonstrações financeiras, permitindo que os seus stakeholders sejam capazes de compreender melhor os investimentos realizados em ações da empresa e o desempenho da mesma. O estudo objetiva verificar a correlação dos níveis de governança corporativa, conforme a classificação da BM&FBovespa, com o valor de mercado e indicadores de eficiência financeira das empresas. Elaborou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, na qual foi conduzida por meio de análise documental em uma amostra de 54 ações do setor de energia elétrica que estão listadas na BM&FBovespa, atual B3, até dezembro de 2017. Utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman, seguido do teste ANOVA e comparações múltiplas de Tamhane. Encontrou-se uma relação significativa entre governança e valor de mercado. Porém, não se obteve resultados consideráveis com relação á boa parte dos indicadores de eficiência financeira, com exceção apenas da Margem Ebit (MrgEbit) que apresentou uma correlação fraca, mas que também não se mostrou relevante para os fins deste estudo.

Biografia do Autor

  • Célio Júnior, UNOPAR

    Mestre  em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), pós-graduação latu sensu em Gestão Financeira e Tributária pela Faculdade Farias Brito (FFB), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará e em Análise de Desenvolvimento de Sistemas. Atua como docente pela Universidade do Pará (UNOPAR).

  • Victor Hugo Ferreira

    Mestre  em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), pós-graduação latu sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão de Obra (UNIFOR), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como Engenheiro Civil na Refit Construções e Reformas.

Downloads

Publicado

2020-05-18

Edição

Seção

Artigos