Autores
-
IANÊ VALENTE PIRES
Universidade Federal do Pará
-
DENNIS HERNAN SANTOS DA SILVA
Universidade Federal do Pará
-
BRENO DE OLIVEIRA PINA
Universidade do Estado do Pará
-
GABRIEL DA SILVA ANDRADE
Universidade do Estado do Pará
-
LUIZ THIAGO MONTEIRO
Universidade do Estado do Pará
Resumo
O comércio de bebidas alcoólicas, no qual a cerveja se destaca, apresenta um grande potencial a nível mundial. Devido a isso, este artigo visou desenvolver o ponto de pedido de produtos de uma empresa que trabalha na comercialização de bebidas, principalmente de cervejas. Com o ponto de pedido, a empresa torna-se mais competitiva por não estocar uma quantidade elevada de produtos sem deixar que a demanda não seja atendida. Para isso, desenvolveram-se cálculos para determinar a melhor forma de previsão de demanda "“ aquela com o menor erro "“ para em seguida encontrar o estoque de segurança e, por fim, estabelecer o ponto de pedido. A média exponencial foi o modelo de previsão que melhor se adequou à s necessidades do estudo e o estoque de segurança encontrado foi menor que 30% da demanda média mensal do produto de estudo, o que reforça o resultado como satisfatório.
PALAVRAS-CHAVE: Cerveja, Ponto de pedido, Estoque, Previsão de demanda, Média exponencial.
Biografia do Autor
-
IANÊ VALENTE PIRES, Universidade Federal do Pará
Atualmente é Mestranda do Mestrado Acadêmico em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Especialista em Engenharia de Produção – Faci/WYDEN. Tecnóloga de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará – UEPA.
-
DENNIS HERNAN SANTOS DA SILVA, Universidade Federal do Pará
Graduando em Engenharia Naval na Universidade Federal do Pará – UFPA
-
BRENO DE OLIVEIRA PINA, Universidade do Estado do Pará
Trainee na Norsky Hydro. Estudante de MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará – UEPA.
-
GABRIEL DA SILVA ANDRADE, Universidade do Estado do Pará
Estudante de MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará – UEPA.
-
LUIZ THIAGO MONTEIRO, Universidade do Estado do Pará
Assistente de Inteligência Comercial na Suzano Papel e Celulose. Estudante de MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará – UEPA.