DETERMINAÇÃO DO PONTO DE PEDIDO DE CERVEJAS EM UM ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM BELÉM "“ PA

Autores

  • IANÊ VALENTE PIRES Universidade Federal do Pará
  • DENNIS HERNAN SANTOS DA SILVA Universidade Federal do Pará
  • BRENO DE OLIVEIRA PINA Universidade do Estado do Pará
  • GABRIEL DA SILVA ANDRADE Universidade do Estado do Pará
  • LUIZ THIAGO MONTEIRO Universidade do Estado do Pará

Resumo

O comércio de bebidas alcoólicas, no qual a cerveja se destaca, apresenta um grande potencial a nível mundial. Devido a isso, este artigo visou desenvolver o ponto de pedido de produtos de uma empresa que trabalha na comercialização de bebidas, principalmente de cervejas. Com o ponto de pedido, a empresa torna-se mais competitiva por não estocar uma quantidade elevada de produtos sem deixar que a demanda não seja atendida. Para isso, desenvolveram-se cálculos para determinar a melhor forma de previsão de demanda "“ aquela com o menor erro "“ para em seguida encontrar o estoque de segurança e, por fim, estabelecer o ponto de pedido. A média exponencial foi o modelo de previsão que melhor se adequou às necessidades do estudo e o estoque de segurança encontrado foi menor que 30% da demanda média mensal do produto de estudo, o que reforça o resultado como satisfatório.

PALAVRAS-CHAVE: Cerveja, Ponto de pedido, Estoque, Previsão de demanda, Média exponencial.

Biografia do Autor

  • IANÊ VALENTE PIRES, Universidade Federal do Pará
    Atualmente é Mestranda do Mestrado Acadêmico em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Especialista em Engenharia de Produção – Faci/WYDEN. Tecnóloga de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará – UEPA.
  • DENNIS HERNAN SANTOS DA SILVA, Universidade Federal do Pará
    Graduando em Engenharia Naval na Universidade Federal do Pará – UFPA
  • BRENO DE OLIVEIRA PINA, Universidade do Estado do Pará
    Trainee na Norsky Hydro. Estudante de MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará – UEPA.
  • GABRIEL DA SILVA ANDRADE, Universidade do Estado do Pará
    Estudante de MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará – UEPA.
  • LUIZ THIAGO MONTEIRO, Universidade do Estado do Pará

    Assistente de Inteligência Comercial na Suzano Papel e Celulose. Estudante de MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará – UEPA.

Downloads

Publicado

2019-08-27

Edição

Seção

Artigos