ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Glauco Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Henrique Faverzani Drago Universidade Federal de Santa Maria
  • Paulo Roberto Silveira Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Eugênio De Oliveira Simonetto Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilnei Luiz de Moura Universidade Federal de Santa Maria
  • Wellington Furtado Santos Instituto Federal Farroupilha
  • Gustavo Chiapinotto da Silva Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma análise econômica financeira da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Com a pretensão de contribuir para o conhecimento científico da área, este artigo foi construído tendo um problema de pesquisa definido emverificar quanto a AGITTEC necessita gerar de receita para que possa ser autofinanciada. Foi sistematizado um protocolo de pesquisa de acordo com o método sistemas dinâmicos condizente com o rigor metodológico exigido. A contribuição desta pesquisa se vincula a realizar uma discussão dos resultados favoráveis e benefícios da relação entre a universidade e agência, que podem se estender para melhoria da competitividade das empresas ao apresentarem um melhor desenvolvimento.O estudo serviu para verificar a que apesar das receitas, existe uma grande dependência da agência em relação aos recursos da IES, sendo cerca de 90% dos seus custos e despesas.

Biografia do Autor

  • Glauco Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria(2016) e Doutorando pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, participante de pesquisa na área de Sistemas de Informação, Pesquisa Operacional e Sustentabilidade Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de sistemas complexos e ambientais.
  • Henrique Faverzani Drago, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutorando em Administração pelo PPGA da UFSM (2019-2022), na linha de pesquisa de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Mestre em Administração pelo PPGA da UFSM (2017-2018), na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2008). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, empreendedorismo, inovação, cooperativismo e finanças. De 2010 até 2017 foi gerente de relacionamento empresas do Banco Itaú. Atuante como pesquisador no Grupo de Pesquisa em Mudanças Organizacionais, Inovação, e Comportamento Organizacional MUTARE (PPGA/UFSM), com o foco específico nos seguintes temas: Empreendedorismo, Mudanças, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.
  • Paulo Roberto Silveira Machado, Universidade Federal de Santa Maria
    Aluno de doutorado em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Administração, linha de pesquisa Estratégias em Organizações, pela UFSM. Pesquisador do Núcleo de Inovação e Competitividade (NIC). Graduado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Sou Administrador - Servidor Técnico Administrativo em Educação - na UFSM. Trabalho como Gestor Administrativo no Instituto de Redes Inteligentes (INRI).
  • Eugênio De Oliveira Simonetto, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (1995), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Administração (Área: Sistemas de Informação e Apoio à Decisão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) com reconhecimento pela Universidade do Minho (Portugal) e estágio pós-doutoral sênior em Produção e Sistemas na Universidade do Minho (2016). Atualmente é professor associado no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência nas áreas de modelagem de sistemas de apoio a decisão e gestão da produção.
  • Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Administração pela Escola de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado Nível 2 da Universidade Federal de Santa Maria, pertencente ao quadro docente do Departamento de Ciências Administrativas do CCSH, atual Coordenador do Curso do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSM). Editor Associado da RAC - Revista de Administração Contemporânea, Membro do Conselho Editorial Científico da Revista Eletrônica de Administração e Turismo ? UFPEL, Associate Editor of Journal of Financial Innovation, Member of Editorial Board of World Journal of Business and Management - Macrothink Institute, Member of Editorial Review Board of The International Journal of Management Science and Information Technology (IJMSIT). Foi orientador da tese de doutorado vencedora do Prêmio CAPES de Teses de 2019.Colaborador do Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e em Gestão Universitária. Líder do grupo de pesquisa: Mutare: Grupo de Pesquisa em Mudanças Organizacionais, Inovação e Comportamento Organizacional (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6456665343362917). Atuais interesses de pesquisa incluem estratégia e planejamento corporativos, gestão estratégica da inovação, inovação e empreendedorismo, gestão estratégica e estrutura organizacional, gestão de processos organizacionais, abordagens relacionadas a capacidades dinâmicas, mudanças organizacionais e processos de tomada de decisão.

  • Wellington Furtado Santos, Instituto Federal Farroupilha

    Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Economia, Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro e Doutor em Administração na linha de Pesquisa: Economia e Finanças pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Tem realizado Pesquisas nas áreas de Gestão Pública, Economia e Mercado Financeiro. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal Farroupilha no Campus de São Vicente do Sul.

  • Gustavo Chiapinotto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente no cargo de Diretor do Centro de Processamento de Dados, unidade de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2019-08-27

Edição

Seção

Artigos