Perfil e percepções dos egressos do programa de mestrado em ciências contábeis em uma universidade estadual brasileira

Autores

  • Renato Santiago Quintal Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil.
  • Robson Augusto Dainez Condé Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Secretaria de Fazenda do Estado do Espírito Santo (SEFAZ-ES).
  • Valmir Matos do Carmo Filho Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Força Aérea Brasileira (FAB).
  • Simone Silva da Cunha Vieira Professora do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Resumo

Este estudo objetiva investigar o perfil dos egressos do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e suas percepções acerca das contribuições do PPGCC para suas vidas acadêmica e profissional. A pesquisa quanti-qualitativa contou com um questionário como instrumento de coleta de dados, sendo composto por vinte e sete questões (vinte e seis fechadas e uma aberta, de caráter opcional), destinadas aos egressos do Programa. No período entre 1991 e julho de 2011, foram titulados 322 Mestres em Ciências Contábeis. Para o levantamento de dados, foram enviadas 231 correspondências eletrônicas, no período de 09 a 12 de junho de 2011. Do total de questionários enviados, foi observado o total de 38 respondentes. Após a análise das respostas, foi possível traçar o perfil dos egressos do Programa, no que diz respeito a aspectos como idade, sexo, estado civil (antes e depois da conclusão do curso), formação acadêmica e atuação profissional. Adicionalmente, por meio deste estudo, buscou-se captar a percepção do egresso, muito crítica em determinados momentos, acerca das contribuições do Mestrado para a sua vida acadêmica e profissional.

Biografia do Autor

  • Renato Santiago Quintal, Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil.
    Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Comércio Exterior (IE/UFRJ), Bacharel em Administração (UCAM) e em Ciências Navais (Escola Naval). Oficial da Ativa do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil.
  • Robson Augusto Dainez Condé, Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Secretaria de Fazenda do Estado do Espírito Santo (SEFAZ-ES).
    Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Bacharel em Direito e em Ciências Navais (Escola Naval). Auditor-Fiscal da Secretaria de Fazenda do Estado do Espírito Santo (SEFAZ-ES).
  • Valmir Matos do Carmo Filho, Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Força Aérea Brasileira (FAB).
    Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Bacharel em Ciências Contábeis. Oficial da Ativa da Força Aérea Brasileira.
  • Simone Silva da Cunha Vieira, Professora do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
    Doutora em Ciências Contábies pela FEA/USP. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora de disciplina do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ/UAB), professora assistente do Centro Universitário da Cidade, e professora auxiliar na SUESC.

Downloads

Publicado

2020-06-09

Edição

Seção

Artigos