A Revolução do Setor Postal "“ Aplicação do Modelo emcc em Dois Correios Europeus

Autores

  • Roberto - Minadeo Analista em C&T do CNPq. Prof. do Centro Universitário Euro Americano. Prof. das Faculdades Fortium.
  • Maria Cristina Borges de Oliveira Mestra em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Euro Americano.

Resumo

O presente estudo tem as finalidades de contextualizar e descrever brevemente, com o uso da metodologia da European monitoring centre on change (METHOD..., 2008), o processo de revolução do setor postal da União Européia e, em especial, duas reestruturações de Correios, para contribuir com as discussões sobre o setor postal brasileiro que começaram a surgir de forma mais intensa nos últimos anos. Os dois casos escolhidos como representantes dessa revolução setorial foram o alemão (depois Deutsche Post DHL AG) e o dos Países Baixos (depois TNT Post NL). Essas escolhas se deveram à dimensão das reestruturações empreendidas em ambas as empresas, as quais compreenderam várias mudanças internas, expansão dos negócios nacionalmente e internacionalmente, fusão, aquisição, offshoring, encerramento de atividades, outsourcing e relocation. Os principais resultados dessas transformações nestes Correios foram a expansão da rede em termos de capacidade, diversidade e cobertura, a diversificação dos negócios, ampliação de produtos e serviços, oferecimento de soluções completas para os clientes (one-stop-shopping), incorporação de novas tecnologias, o que os tornou menos vulneráveis ao efeito substituição da correspondência física em suporte de papel pelos novos meios de comunicação.

Biografia do Autor

  • Roberto - Minadeo, Analista em C&T do CNPq. Prof. do Centro Universitário Euro Americano. Prof. das Faculdades Fortium.

    Analista em C&T do CNPq, atuante na COPES - setor responsável pelas parcerias com as Fundações estaduais de amparo à pesquisa.

    Prof. e Pesquisador do Mestrado em Ciência Política do Centro Universitário Euro Americano. Responsável pela Disciplina Cidadania e Políticas Públicas. Orientador de Mestrandos. Participante em Bancas de Qualificação e de Mestrado.

    Prof. das Faculdades Fortium, atuante em orientação de Monografias de Administração de Empresas e com um Projeto de Pesquisa na Instituição

     

  • Maria Cristina Borges de Oliveira, Mestra em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Euro Americano.
    Psicóloga. Mestra em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Euro Americano.

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Publicado

2020-06-10

Edição

Seção

Artigos