A INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DAS GERAÇÕES X E Y NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA SUPERMERCADISTA PARANAENSE

Autores

  • Elis Marina da Silva Centro Universitário Integrado
  • Jefferson Henrique Bassetto Centro Universitário Integrado
  • Cristiane Marques de Mello Centro Universitário Integrado

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as principais características das gerações X e Y no âmbito organizacional, apontando os possíveis conflitos entre as gerações X e Y, e analisar a influência do comportamento geracional no desempenho de suas funções. Esse estudo se caracteriza como descritivo e exploratório, visando reunir a teoria condizente e explanar os conhecimentos sobre a temática pesquisada. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário composto por quatorze questões, sendo treze objetivas e uma dissertativa.  Os resultados confirmam que indivíduos da geração X buscam a estabilidade profissional e financeira e assim permanecem mais tempo em uma organização, já os indivíduos pertencentes a geração Y são mais impulsivos, procuram uma rápida ascensão profissional, e estão sempre abertos a novas oportunidades de emprego. Tal geração é responsável pelo alto índice de rotatividade na empresa. Com base na pesquisa realizada, conclui-se que a empresa estudada se utiliza das características geracionais de forma a obter melhores resultados, tornando-se assim um diferencial perante seus concorrentes.

Biografia do Autor

  • Elis Marina da Silva, Centro Universitário Integrado
    Graduada em Administração pelo Centro Universitário Integrado. Atualmente trabalha como agente administrativo na Prefeitura de Nova Cantu.
  • Jefferson Henrique Bassetto, Centro Universitário Integrado
    Graduado em Administração pelo Centro Universitário Integrado. Atualmente é Auxiliar controle financeiro da Coamo Agroindustrial Cooperativa.
  • Cristiane Marques de Mello, Centro Universitário Integrado
    Doutora em Administração pela Universidade Positivo. Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Coordenou cursos de pós-graduação (lato sensu) MBA em Gestão Pública e MBA em Gestão do Agronegócio. Tem experiência como docente nas disciplinas de Administração Estratégica, Comportamento Organizacional, Teoria Geral da Administração, Pesquisa em Administração e Empreendedorismo. Temas de interesse: Estratégia em Organizações, Estudos Organizacionais, Empreendedorismo, Teoria Institucional, Redes, Confiança Interorganizacional e Produção Científica Brasileira em Administração. 
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2215329612129225

Downloads

Publicado

2020-05-27

Edição

Seção

Artigos