A IMPORTÂNCIA DOS MODELOS DE MATURIDADE NA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA AS ORGANIZAÇÔES

Autores

  • Jose Nivaldo Balbino É Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná.
  • Miguel Angel Tobias Martinez Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - Universidade Federal do Paraná - UFPR - Bolsista da OEA (Organização dos Estados Americanos)
  • Helena de Fatima Nunes Silva Professora no Programa de Pós-graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná.
  • Gilson Eloy Fernandes França É Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná.

Resumo

Na literatura é mencionada recorrentemente a gestão do conhecimento (GC) como elemento e estímulo para desenvolvimento, transformação, movimentação e incorporação do conhecimento nas organizações.  Neste universo, os modelos de maturidade surgiram para orientar ás organizações na compreensão do seu estágio evolutivo e assim permitir o direcionamento de suas ações estratégias. Neste artigo, serão apresentados os elementos formadores da gestão de conhecimento e como eles atuam nas organizações, notadamente no que se refere aos modelos de maturidade. Também será evidenciado como a GC se insere no ambiente organizacional e os benefícios dela decorrentes em relação à integração firmada entre as pessoas, a tecnologia e os processos intrínsecos e extrínsecos à organização. Por fim, será ressaltada a importância dos modelos de maturidade para a GC nas organizações, especialmente em relação ao desenvolvimento organizacional.

Biografia do Autor

  • Jose Nivaldo Balbino, É Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná.
    Especialista em Administração Tributária. Especializando em Gestão Pública. Graduado em Administração - Faculdades Integradas do Brasil (2005). Atualmente é administrador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.
  • Miguel Angel Tobias Martinez, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - Universidade Federal do Paraná - UFPR - Bolsista da OEA (Organização dos Estados Americanos)
    É bolsista da OEA no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Engenharia em Sistemas Computacionais pela Universidad Autonoma de Tamaulipas(2010) e curso-tecnico-profissionalizantepelo Colegio Nacional de Educación Profesional Técnica(2006). Atualmente é coordenador de cultura do Municipio de Altamira.  Atuando principalmente nos seguintes temas:Gestão de Conteúdo, Repositórios Digitais, Objetos de Aprendizagem, Redes Federadas, Recursos Didáticos e MOOCs.
  • Helena de Fatima Nunes Silva, Professora no Programa de Pós-graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná.
    É bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Trabalhou durante 10 anos na área de apoio à pesquisa tecnológica na Fundição Tupy (Joinville); na Avibrás (São José dos Campus) e no Centro Técnico da Aeronáutica (IAE - São José dos Campos). Atua como professora dos cursos de Graduação em Gestão da Infromação e de Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, da Universidade Federal do Paraná há 24 anos. Participa em projetos de consultoria na área de gestão de documentos, da informação e do conhecimento em diversas organizações. Proferiu palestras em eventos da área de Ciência da Informação, da SBGC, da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Encontro de Empresários Juniores do Paraná; da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Curitiba e Campo Mourão), da Universidade Estadual de Londrina, da Universide Estadual de Ponta Grossa dentre outras. Tem diversos artigos publicados. Orientou trabalhos monográficos e de estágio em organizações como a FIEP, Votorantin Cimentos, Celepar, Copel, Go4 Consultoria, UCI Cinemas, dentre outros. Chefiou o Departamento de Ciência e Gestão da Informação UFPR por 8 anos. Atualmente, coordena o Curso de Graduação em Gestão da Informação.
  • Gilson Eloy Fernandes França, É Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná.
    Mestrando de Ciência, Gestão e Tecnologia da informação pela Universidade Federal do Paraná. Possui pós-granduação em Marketing pela UNIFAE (1994), e graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (1991). Atualmente é diretor - Conseiller TI diretor e da Weega Planejamento e Editoração Eletrônica Ltda. Tem experiência nas áreas de gestão e planejamento de TI, gestão e planejamento de marketing e comunicação, e gestão empresarial.

Downloads

Publicado

2020-04-24

Edição

Seção

Artigos