CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO: UMA RELEITURA CRITICA DO MODELO A PARTIR DE ABORDAGENS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E ESTUDO EMPÍRICO

Autores

Resumo

Entre diferentes teorias e modelos de Responsabilidade Social Corporativa - RSC, a Criação de Valor Compartilhado - CVC, de Porter & Kramer (2011), conquistou destaque no meio empresarial devido ao seu caráter prático e estratégico. Os autores, porém, fazem poucas referências a teorias inspiradoras não correlacionando a CVC com à RSC. Este artigo, portanto, se propõe a identificar a origem do conceito a partir de teorias da Responsabilidade Social e do Desenvolvimento Sustentável, além de confrontar seus princípios com a realidade empírica verificada na empresa de cosméticos e higiene pessoal, Natura.

Biografia do Autor

  • CLERILEI APARECIDA BIER, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

    Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná(1983), Doutora em Direito pela Universidad Complutense de Madrid(1990) . Pós Doutora pela Faculty of Business - University of Technology, Sydney (2007). Pós Doutora pela Universitat de Barcelona. Espanhã.(2014)Atualmente é professora titular do Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas - ESAG da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Atua na área de Administração, Direito e Ciências Políticas, com ênfase no estudo das Relações de Trabalho, Sindicalismo e Relações Coletivas de Trabalho, Relações Internacionais, Responsabilidade Social Governança e Sustentabilidade. Práticas Emancipatórias  e Cidadania, Relações de Poder e Sociedade.

  • Laís Mezzari, Faculdade Cenecista de Joinville

    Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015) e bacharel em Jornalismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012). – Florianópolis – SC, Brasil MBA em Gestão de Marketing pelo INPG Business School (2015) Professora Universitária na Faculdade Cenecista de Joinville

    Coodernadora de eventos na empresa Meus Pedidos

Downloads

Publicado

2019-03-14

Edição

Seção

Artigos