PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SENAI/SESI PARANÁ: UMA ABORDAGEM EMPÍRICA RELACIONADA À COMPETITIVIDADE

Autores

  • Mericler Doneda CAMARGO
  • Alisson Marcelo LAURINDO
  • Esther Guedes ROCHA

Resumo

RESUMO:

 

O cenário mundial do início do século XXI apresenta a gestão do conhecimento como estratégia na utilização de suas práticas para aumentar os ativos intangíveis focando uma melhor sistemática nos processos e alcance de um maior desempenho da organização. Este artigo busca descrever a importância das práticas de gestão do conhecimento no SENAI/SESI Paraná. A coleta de dados foi feita por meio de questionário, e buscou-se como resultado identificar quais práticas são mais importantes dentro deste cenário de gestão do conhecimento para o desenvolvimento da organização com suporte a indústria local.

 

Palavras-chave: Práticas de gestão do conhecimento, Gestão do conhecimento.

 

Abstract:

 

The global scenario of the early 21st century presents the knowledge management strategy in the use of their practices to increase intangible assets focusing on a systematic processes and better range of a larger organization's performance. This article seeks to describe the importance of knowledge management practices in SENAISESI Parana. Data collection was carried out through a questionnaire, and sought as a result identify which practices are most important within this knowledge management scenario for the development of the local industry-supported organization.

 

Keywords: Practices of knowledge management, knowledge management.

Biografia do Autor

  • Mericler Doneda CAMARGO
    Mestre em engenharia de produção pela UFPR.
  • Alisson Marcelo LAURINDO

    Especialista em planejamento e gestão de negócios. Mestrando em Engenharia de Produção na UFPR.

  • Esther Guedes ROCHA

    Especialista em Logística pela UFPR.

Downloads

Publicado

2019-04-03

Edição

Seção

Artigos