ESTUDO DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE ATENDENTES DE TELEMARKETING

Autores

  • Antonio Edson Oliveira HONORATO Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Agostinha Mafalda Barra de OLIVEIRA Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Resumo

RESUMO

Caíram os níveis de satisfação no trabalho em países, até então considerados referências pelos altos índices de satisfação laboral. Seja devido a crises econômicas, ou mesmo pela desvalorização do capital humano, seja no setor público ou privado; a satisfação pela profissão quando retraída, pode causar grandes problemas não só do ponto de vista administrativo e funcional, como também no da saúde e bem-estar do funcionário. Abordando esse tema, o objetivo deste trabalho foi o de mensurar e avaliar por meio da escala americana Job Satisfaction Survey (JSS), o nível de satisfação no trabalho de atendentes de telemarketing. Os resultados encontrados, apresentam a insatisfação do atendente de telemarketing em vários aspectos, como pagamento, benefícios e recompensas. Ressaltandose ao final, a necessidade de que as empresas deste setor, que empregam mais de 1,3 milhão de pessoas no Brasil, estudem métodos que levem seus funcionários a sentirem-se satisfeitos e motivados com o trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão de pessoas e relações de trabalho; Comportamento organizacional; Estudos organizacionais.

 

ABASTRACT

Satisfaction levels at work in countries that were previously considered reference by high levels of job satisfaction are lower now. Whether due to economic crises or even by the depreciation of human capital, whether in the public or private sector; the satisfaction with the profession when low, can cause major problems not only by the administrative and functional point of view, but also in health and employee welfare. Considering this, the aim of this study was to measure and analyze through the Job Satisfaction Saurvey (JSS), the level of job satisfaction of telemarketers. The results present the dissatisfaction of the worker in various aspects such as payment, benefits and contingent rewards. Emphasizing in the end, the need for companies in this sector, that employ over 1.3 million people in Brazil, work and develop methods to bring their employees to feel satisfied and motivated with the work they perform.

KEYWORDS: Personnel and labor relation management; Organizational behavior; Organizational studies.

Biografia do Autor

  • Antonio Edson Oliveira HONORATO, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
    Mestrando em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), especialista em Gestão Estratégica de Serviços e graduado em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
  • Agostinha Mafalda Barra de OLIVEIRA, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
    Doutora em Psicologia Social e Antropologia das Organizações pela Universidad de Salamanca, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

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Publicado

2018-11-23

Edição

Seção

Artigos