ATRIBUTOS LOGÍSTICOS NA SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR DE E-COMMERCE

Autores

  • Elvio Correa PORTO Mackenzie
  • Caio Eduardo MACHADO Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP
  • Erick Paulo Santos SOUZA Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP
  • Francisco Rosales PACHÁ Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP
  • Gustavo Ribeiro KASAYA Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP

Resumo

RESUMO

O presente trabalho tem como questão central de pesquisa avaliar como os consumidores via e-commerce percebem os aspectos de desempenho logístico. O crescimento das vendas pela internet consolida o e-commerce como um canal expressivo de varejo. O suprimento ao mercado se faz direto ao consumidor, por um número maior de pedidos individuais em quantidades menores e em diversidade única de especificações. As entregas são frequentes para endereços domésticos. Assim, a logística se associa à transação o consumidor faz com o vendedor. Portanto, torna-se coerente investigar se o desempenho logístico influi na satisfação do consumidor. Conclui-se que a influência da logística do e-commerce na satisfação dos consumidores de cosméticos é baixa de modo que a logística não traz satisfação adicional, apenas impede que o cliente fique insatisfeito. 

PALAVRAS-CHAVE: Logística; E-commerce; Satisfação do Consumidor, Modelo de Kano.

 

ABSTRACT

This paper has as central purpose of research to evaluate how the consumers via e-commerce perceive the aspects of logistic performance. The growth of internet sales consolidates e-commerce as a major retail channel. Market supply is made direct to the consumer, by a greater number of individual orders in smaller quantities and in a unique diversity of specifications. Deliveries are frequent for home addresses. Thus, logistics is associated with the transaction the consumer makes with the seller. Therefore, it becomes coherent to investigate whether logistic performance influences consumer satisfaction. It is concluded that the influence of ecommerce logistics on consumer satisfaction of cosmetics is low so that logistics does not bring additional satisfaction, it only prevents the customer from being dissatisfied.

KEYWORDS: Logistics; E-commerce; Consumer Satisfaction, Kano Model.

Biografia do Autor

  • Elvio Correa PORTO, Mackenzie
    Doutor em Administração pela FGV/EAESP e Professor Adjunto do curso de Administração de Empresas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP 

     

     

     

     

    Prof. Dr. Clayton Reis – Unicuritiba

    Prof. Dr. Mauricio Timm do Valle – UCB/DF

    Profª. Drª. Flavia Piva Leite – Unesp/SP

    Prof. Dr. Florisbal de Souza Del’Olmo – Uri – Santo Ângelo

    Prof. Dr. Frederico Eduardo Zenedin Glitz – Unichapecó/SC

    Prof. Dr. Gerardo Clésio Maia Arruda - Centro Universitário Christus/CE

    Profª. Drª. Irene Maria Portela – IPCA/Portugal

    Prof. Dr. Ivo Dantas – UFPE

    Prof. Dr. Kiwonghi Bizawu – UDHC/MG

    Prof. Dr. Lucas Gonçalves da Silva – UFSE

    Prof. Dr. Marcelo Antonio Theodoro – UFMT

    Prof. Dr. Matteo Finco – Macerata/Italia

    Prof. Dr. Orides Mezzaraoba – UFSC

    Profª. Drª. Sandra Regina Martini – Uniritter/RS

    Profª. Drª. Valeska raizer Borges Moschen – UFES

    Prof. Dr. Valmir Pozzetti – UFAM

    Prof. Dr. Vladmir Silveira – UFMS

    Prof. Dr. Wagner Menezes – USP

    Profª. Drª. Ynes Felix -  UFMS

  • Caio Eduardo MACHADO, Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP
    Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP
  • Erick Paulo Santos SOUZA, Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP
    Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP
  • Francisco Rosales PACHÁ, Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP
    Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP
  • Gustavo Ribeiro KASAYA, Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP
    Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP

Downloads

Publicado

2019-03-29

Edição

Seção

Artigos