PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESA: UM ESTUDO DA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS
Resumo
RESUMO
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Com o ambiente organizacional competitivo, muitas empresas do setor de cosméticos buscam o mesmo público-alvo,o que aumenta a concorrência entre si. Assim, as micros e pequenas empresas (MPEs) do setor tem que procurar meios para sua manutenção no mercado. Para isso se torna indispensável que estas utilizem ferramentas estratégicas. Este trabalho teve como objetivo analisar as MPEs do setor de cosméticos e como as mesmas aplicam o planejamento estratégico. O método de pesquisa aplicado foi revisão bibliográfica, sendo a pesquisa de caráter descritivo e qualitativo. Verificou-se que as empresas do setor de cosméticos brasileiro utilizam-se somente uma prática limitada de tal planejamento, ou seja, apenas algumas etapas, normalmente dependentes das condições financeiras e da capacidade de gestão do empreendedor.
PALAVRAS-CHAVE: Indústria de cosméticos brasileira; Competitividade organizacional; Micro e pequenas empresas.
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ABSTRACT
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With the competitive organizational environment, many companies in the cosmetics industry seek the same target audience, which increases competition with each other. Thus, small and medium-sized enterprises (SMEs) in the industry have to look for ways to maintain them in the market. For this, it becomes indispensable that they use strategic tools. This work aimed to analyze the MPEs of the cosmetics sector and how they apply the strategic planning. The applied research method was bibliographic review, being the research of character descriptive and qualitative. It was verified that the companies of the Brazilian cosmetics sector use only a limited practice of such planning, that is, only some steps, usually dependent on the financial conditions and the entrepreneur's management capacity.
KEYWORDS: Brazilian Cosmetics Industry; Organizational Competitiveness; Micro and Small Enterprises.