A importância das redes sociais nas decisões organizacionais: um estudo sobre a fidelização de clientes

Autores

  • José Guilherme Cavallo Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui - FATEB
  • Sandro Augusto Teixeira Mendonça Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui - FATEB

Resumo

O mercado mundial está em constantes transformações e busca o aprimoramento de produtos e serviços. Diante deste fato, as organizações precisam ter como premissa o uso de ferramentas da tecnologia de informação nas tomadas de decisões. Desta forma, com o aumento e a capilaridade das redes sociais, através da expansão do uso da Internet, as organizações têm uma ferramenta importante tanto na tomada de decisão quanto para a fidelização de seus clientes através de Pesquisa Bibliográfica, este estudo visou mostrar como as organizações podem utilizar a tecnologia para difundir suas ideias e seus valores. Uma destas tecnologias que consegue unir empresa e cliente é a rede social, pois tem o diferencial muito importante para as organizações, que permite a visualização entre o ambiente organizacional e a cultura social onde está inserido. Assim, as redes sociais servem como parte do processo de inteligência competitiva que as empresas devem ter no mercado atual.

Palavras-Chave: 1. Tecnologia da informação, 2. Redes sociais, 3. Tomada de decisão, 4. Marketing digital.

 

Biografia do Autor

  • José Guilherme Cavallo, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui - FATEB

    Aluno de graduação de bacharelado em Administração da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (FATEB) (2010-2013). É funcionário na Instituição Financeira Banco Mercantil do Brasil. guilherme.jgc@hotmail.com

  • Sandro Augusto Teixeira Mendonça, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui - FATEB
    É Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (FATEB) desde 1999 e da Universidade de São Paulo (USP) desde 2013. É sociólogo formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (1995) e historiador formado pelo Centro de Ensino Superior de São Carlos (1991). É mestre em Conservação e Manejo de Recursos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2000) e doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) (2006). Foi pesquisador do Grupo de Pesquisa Sociedade e Recursos Hídricos (UFSCar) de 1995 a 2012. Atuação Docente: Grande área: Ciências Humanas/Área: Filosofia/Pedagogia/Sociologia. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas/Área: Administração/Ciências Contábeis/Desenho Industrial. Telefones: (18) 3649-2200 e (16) 3373-9311. Endereço virtual: [email protected]

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Artigos