Como expandir mercado minimizando o impacto ambiental - enfoque sobre uma companhia de bebidas

Autores

  • Andreia Dias de Carvalho de Oliveira Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
  • Elza Rumiko Wagatsuma SOAVINSKI Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Resumo

RESUMO

O objetivo deste artigo é identificar como uma empresa no ramo de bebidas enfrenta o desafio de expandirmercado, fazendo uso dos recursos naturais no processo de produção, sem esgotá-los. Quais os meios de conservação e reaproveitamento desses recursos que viabilizam o crescimento sustentável do negócio, agregando valor econômico.O estudo foi possível através de pesquisa exploratória, análise documental, referências bibliográficas, artigos, dados e informações retirados do Relatório Socioambiental da Companhia de Bebidas.A partir de toda a análise a respeito das inovações e ações implementadas pela empresa, é possível constatar que investir em gestão sustentável e ter compromisso com o meio ambiente, viabiliza o crescimento da empresa nos aspectos que condizem à relação com o consumidor, ao relacionamento com clientes, distribuidores e fornecedores e, ainda, nas melhorias e otimização das atividades, as quais devem assegurar o crescimento com rentabilidade.

Palavras-chave: mercado; crescimento; recursos naturais; sustentabilidade; meio-ambiente.

 

Abstract

The purpose of this article is to identify a company in the beverage faces the challenge of expanding the market, making use of natural resources in the production process without exhausting them. What means of conservation and reuse of these resources that enable the sustainable business growth, adding economic value. The study was made possible through exploratory research, document analysis, references, articles, data and information taken from the Environmental Report of the Company. Drinks. From all the analysis about the innovations and initiatives implemented by the company, it is clear that investing in sustainable management, have commitment to the environment, enables the company's growth in ways that match the relationship with the consumer, the relationship customers, distributors and suppliers, and also the improvement and optimization of activities, which should ensure profitable growth.

Keywords: market, growth, natural resources, sustainability, environment.

 

Biografia do Autor

  • Andreia Dias de Carvalho de Oliveira, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

    Formada em Gestão de Recursos Humanos (Faculdades Camões), Marketing pelo Centro Universitário Curitiba – PR (UNICURITIBA) e Pós-Graduando Gestão Empresarial pela mesma instituição de ensino

  • Elza Rumiko Wagatsuma SOAVINSKI, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
    Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pós Graduada em Administração de Empresas, com ênfase em Recursos Humanos (FAE/CDE).Graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências E Letras de Santos. Licenciatura Em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Coordenadora de MBA e de curso de graduação do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA

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Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Artigos