Segmentação de mercado: análise de artigos sobre segmentação psicográfica

Autores

  • Aline Dos Santos Barbosa Centro Universitário da FEI
  • Marcello Romani Dias Centro Universitário da FEI
  • Seimor Walchhutter Centro Universitário da FEI

Resumo

Este estudo busca contribuir com o avanço do conhecimento sobre o tema Segmentação Psicográfica ao investigar o que tem sido produzido nacionalmente e aplicado pelas empresas. A pesquisa tem caráter qualitativo de cunho exploratório. Apresentou-se um modelo de pesquisa, no qual se definiram três vertentes analíticas: artigos com ênfase teórica, empírica e mista. Foram analisados quatro artigos e duas dissertações e pode se constatar que a literatura encontra-se em construção. Os autores possuem argumentos diversos sobre o tema; contudo, há consenso de que a utilização da segmentação psicográfica em conjunto com a segmentação demográfica e geográfica auxilia a construção de uma estratégia de marketing mais efetiva.

Biografia do Autor

  • Aline Dos Santos Barbosa, Centro Universitário da FEI
    Mestranda em Administração pelo Centro Universitário da FEI. Consultora de sustentabilidade da empresa Ultragaz.
  • Marcello Romani Dias, Centro Universitário da FEI
    Mestrando em Administração pelo Centro Universitário da FEI. Professor de Sustentabilidade da Universidade Ibirapuera.
  • Seimor Walchhutter, Centro Universitário da FEI
    Doutorando em Administração pelo Centro Universitário da FEI. Professor da graduação do Centro Universitário da FEI.

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Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Artigos