Leitura gerencial da relação custo volume lucro

Autores

  • Cristiane Ribas MACHADO Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
  • Cláudio José LUCHESA Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
  • Vitor Afonso HOEFLICH Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

RESUMO

A relação custo volume lucro, procedimento analítico que emprega a margem de contribuição, é um conceito já tradicional na análise financeira. É empregada como subsídio ao estabelecimento do preço de venda; é levada em consideração na tomada de decisões estratégicas; torna-se essencial no cálculo da alavancagem e é empregada em todas as decisões gerenciais que envolvam relacionar a quantidade produzida, os custos de produção e o resultado esperado. A chamada margem de contribuição, por sua vez, consiste na diferença entre a receita líquida e os custos variáveis. Contudo, o entendimento exclusivamente formal destes conceitos pode induzir conclusões errôneas, com prejuízo para o resultado das decisões que se respaldem neles. Este artigo, inicialmente trata do conceito ampliado de margem de contribuição, a contribuição de cobertura o que permite usar seus procedimentos analíticos com total segurança nas finalidades gerenciais das empresas em geral, além de ampliar sobremaneira as suas possibilidades de emprego.

PALAVRAS-CHAVE: Análise  custo volume lucro, margem de contribuição, custos, gestão, ponto de equilíbrio.

 

ABSTRACT

The cost volume profit relationship is an analytical procedure that employs the contribution margin, and it has already been a traditional concept in the financial analysis. It is not only used as a subsidy in determining the selling price and in all management decisions involving relate the quantity produced but also essential in the calculation of leverage ratio and in making strategic decisions. The so-called contribution margin, in turn, is the difference between net income and variable costs. However, the purely formal understanding of these concepts can lead to erroneous conclusions, with damage to the outcome of decisions that are endorsed by them. This article shows the broader concept of contribution margin, the contribution of coverage that allows to use its analytical procedures with total security in the management purposes of companies in general, apart from greatly expand its use.

KEY WORDS: Costs-volume-profit analysis, contribution margin, costs, management, break even point.

Biografia do Autor

  • Cristiane Ribas MACHADO, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

    Mestre em Administração PUC-PR, 2009. Especialista em Finanças Corporativas, UFPR, 2004. Bacharel em Administração, Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba, 2002.  Professora em cursos de graduação e pós-graduação. Professora do Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba

  • Cláudio José LUCHESA, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
    Doutor em Economia e Política Florestal UFPR, 2004. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas, UNICS, 1998. Especialista em Desenvolvimento Gerencial, UNOESC, 1995. Bacharel em Administração de Empresas, PUC-PR, 1.970. Professor em cursos de graduação e pós-graduação. Professor do Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba
  • Vitor Afonso HOEFLICH, Universidade Federal do Paraná - UFPR

    D.Sc. em Economia Rural Professor da Universidade Federal do Paraná - Departamento de Economia Rural e Extensão

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