Elementos para sistematização conceitual: um estudo sobre a relação do varejo e a marca própria no mercado brasileiro

Autores

  • Keli Cristina PEREIRA Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
  • Alex ROSENBROCK Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Alisson Marcelo LAURINDO Universidade Federal do Paraná – UFPR

Resumo

RESUMO

O Objetivo deste estudo é reunir elementos que possam contribuir para uma sistematização conceitual e um melhor entendimento sobre a relação do varejo e a marca própria, bem como iniciar uma discussão sobre as tendências e a sua influência no comportamento de compra dos consumidores no ponto de venda nas redes de varejo no Brasil. Por meio de uma metodologia de pesquisa qualitativa se identificou a necessidade de aprofundamento do estudo em possíveis impactos no Brand equityde marcas nacionais, pois, as marcas próprias estão investindo em qualidade buscando a consolidação de seu espaço no mercado nacional.

Palavras-chave: Varejo, Marca Própria, Brand Equity

 

Abstract

The purpose of this research is to gather elements that can contribute to a systematic conceptual and a better understanding of the relationship between retail and private label as well as start a discussion about trends and their influence on consumer buying behavior at the point of sale networks retail in Brazil. Through a qualitative research methodology identified the need for further study on possible impacts on Brand equity of national brands because the brands are investing in quality seeking to consolidate their place in the national market.

keywords: Retail, Brand, Private Label, Brand Equity

Biografia do Autor

  • Keli Cristina PEREIRA, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

    Tecnóloga em Marketing no Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

  • Alex ROSENBROCK, Universidade Federal do Paraná – UFPR

    Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Positivo MBA/Especialização em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de Maringá graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR

  • Alisson Marcelo LAURINDO, Universidade Federal do Paraná – UFPR

    Bacharel em Administração e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná - UFPR

Downloads

Edição

Seção

Artigos