Definições e formas de empreendedorismo corporativo: uma revisão teórica

Autores

  • Daniel Christian HENRIQUE Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
  • Sieglinde Kindl da CUNHA Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Resumo

Resumo

Este estudo buscou, essencialmente, fazer uma revisão dos conceitos e formas de empreender dentro das empresas, ou seja, do empreendedorismo corporativo. O resultado apontou definições diferentes com usos diversos, porém dentro de contextos iguais: a empresa. Em um segundo momento buscou-se resgatar uma comparação com os empreendedores que atuam de forma independente em seus próprios negócios, para melhor fixação das diferenças e semelhanças das duas principais vertentes do empreendedorismo.

Palavras chave: empreendedorismo corporativo, empreendedorismo, teorias.

 

Abstract

This study sought primarily to review the concepts and ways to undertake within companies, or of corporate entrepreneurship. The result showed different definitions in different uses, but within the same contexts: the company. In a second step we attempted to rescue a comparison with the entrepreneurs who operate independently in their own businesses, to improve fixation of the differences and similarities of the two main strands of entrepreneurship.

Key words: corporate entrepreneurship, entrepreneurship, theories.

 

Biografia do Autor

  • Daniel Christian HENRIQUE, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

    Mestre de Administração e Professor do Centro Universitário Curitiba -UNICURITIBA

     

  • Sieglinde Kindl da CUNHA, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

    Doutora economia – Universidade Positivo

Downloads

Edição

Seção

Artigos