Perfil e percepções dos egressos do programa de mestrado em ciências contábeis em uma universidade estadual brasileira

Autores

  • Renato Santiago QUINTAL Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Robson Augusto Dainez CONDÉ Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Valmir Matos do CARMO FILHO Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Simone Silva da Cunha VIEIRA Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Resumo

RESUMO

Este estudo objetiva investigar o perfil dos egressos do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e suas percepções acerca das contribuições do PPGCC para suas vidas acadêmica e profissional. A pesquisa quanti-qualitativa contou com um questionário como instrumento de coleta de dados, sendo composto por vinte e sete questões (vinte e seis fechadas e uma aberta, de caráter opcional), destinadas aos egressos do Programa. No período entre 1991 e julho de 2011, foram titulados 322 Mestres em Ciências Contábeis. Para o levantamento de dados, foram enviadas 231 correspondências eletrônicas, no período de 09 a 12 de junho de 2011. Do total de questionários enviados, foi observado o total de 38 respondentes. Após a análise das respostas, foi possível traçar o perfil dos egressos do Programa, no que diz respeito a aspectos como idade, sexo, estado civil (antes e depois da conclusão do curso), formação acadêmica e atuação profissional. Adicionalmente, por meio deste estudo, buscou-se captar a percepção do egresso, muito crítica em determinados momentos, acerca das contribuições do Mestrado para a sua vida acadêmica e profissional.

Palavras-chave: Ensino em Contabilidade; Currículo; Pós-graduação; Egressos.

 

ABSTRACT

This study aims to investigate the profile of graduates of the master's program in accounting Sciences (PPGCC) of Rio de Janeiro State University (UERJ) and their perceptions about the contributions of PPGCC for their academic and professional lives. Qualitative research quanti-qualitative a questionnaire as a data collection instrument, being composed of twenty-seven issues (twenty six closed and an open, optional character), intended for graduates of the program. In the period between 1991 and July 2011, 322 were certificated masters in accounting sciences. For the survey data, electronic mailings were sent, in 231 period 09 to June 12, 2011. Of the total questionnaires sent, noted the total 38 respondents. After the analysis of the responses, it was possible to draw the profile of graduates of the program, with regard to aspects such as age, sex, marital status (before and after the completion of the course), academic and professional performance. Additionally, through this study sought to capture the perception of egress, very critical at certain times, about the contributions of the master for their academic and professional life.

Key-words: Teaching in accounting; Curriculum; Postgraduate studies; Graduates

Biografia do Autor

  • Renato Santiago QUINTAL, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e Oficial da Ativa do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil.

  • Robson Augusto Dainez CONDÉ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e Auditor-Fiscal da Secretaria de Fazenda do ES.

  • Valmir Matos do CARMO FILHO, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e Oficial da Ativa da Força Aérea Brasileira.

  • Simone Silva da Cunha VIEIRA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

    Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP.

    Professora Adjunta da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Downloads

Edição

Seção

Artigos