Modularização e customização de produtos de consumo: possibilidades de aplicação na indústria de jóias

Autores

  • Carolina de Araujo GUILGEN Universidade Federal do Paraná - UFPR.
  • Gláucia de Salles FERRO Universidade Federal do Paraná - UFPR.
  • Alexandre V. PELEGRINI Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Resumo

RESUMO

Este artigo trata de aspectos mercadológicos, produção industrial, customização em massa, modularização e postponement na indústria de design de jóias. A modularização, sendo um processo de desenvolvimento de produtos, onde este é concebido a partir de unidades básicas padronizadas, e onde as diversas combinações de um mesmo conjunto de unidades podem gerar modelos e variações dos mais distintos produtos finais, pode acrescentar muito ao setor joalheiro, como já vem fazendo o processo de customização em massa.

Palavras-chaves: Modularização, customização em massa, postponement

 

ABSTRACT

This article deals with aspects of marketing, manufacturing, mass customization, product modularization and postponement regarding the jewelry design industry. Modularization is a product development process that envisions a product or service as a group of functional standardized basic units, where different combinations between the same set of units can lead toward an increase in product variety. Modularization strategies are recognized in the literature as an effective method to deliver mass customization processes in many industries, offering the possibility of customized solutions and personalized product styles, qualities that are very well valued in the jewelry design industry.

Key-words: Modularization, mass customization, postponement

 

 

Biografia do Autor

  • Carolina de Araujo GUILGEN, Universidade Federal do Paraná - UFPR.

    Mestranda - Departamento  de Design/UFPR/PPG Design

    Design de Interiores – UTFPR – PPGTE

    Design de Moda – UTP

  • Gláucia de Salles FERRO, Universidade Federal do Paraná - UFPR.

    Aluna Especial - Departamento de Design/UFPR/PPG Design

    Especialista - Marketing – PG Lato Sensu – ESPM

    Design de Produto – FAAP

    Professora UNICURITIBA
  • Alexandre V. PELEGRINI, Universidade Federal do Paraná - UFPR.

    PhD pela Brunel University

    Mestre em Engenharia Mecânica pela UFPR

    Graduado em Desenho Industrial pela UDESC Professor Visitante / UFPR Departamento de Design / PPG Design    

Downloads

Edição

Seção

Artigos