Satisfação e insatisfação no trabalho dos funcionários públicos municipais

Autores

  • Ana Claudia MEDEIROS Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Silvio Roberto STEFANO Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Resumo

RESUMO

Este artigo buscou analisar os fatores de satisfação e insatisfação no trabalho dos funcionários públicos municipais da cidade de Palmital, das secretarias de Administração, Educação e Saúde, de forma a buscar melhorias dentro da estrutura organizacional. Foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo através de questionário de auto-preenchimento, o número de respondentes foi de 170 colaboradores, o período de aplicação foi nos meses de abril e maio de 2011 sobre os fatores de satisfação e insatisfação dentro do âmbito organizacional. Foram tabulados os dados e analisadas as médias dos resultados obtidos e estruturados em gráficos. Os resultados apontaram que a maioria dos pesquisados estão satisfeitos com a imagem da organização de uma forma geral, com condições de higiene, com colegas e chefes e parcialmente com os fatores salariais. Como sugestões poderiam ser atualizados os Planos de Cargos e Salários e implantando programas de melhoria do relacionamento interpessoal.

 

Palavras-chave: Satisfação, Insatisfação, Políticas de Gestão de Pessoas, Servidor Público Municipal.

 

 

Abstract

This article seeks to analyze the factors of satisfaction and dissatisfaction in the work of municipal civil servants in the city of Palmital, the departments of Administration, Education and Health in order to seek improvements in the organizational structure. We conducted a field survey of quantitative character through self-completion questionnaire, the number of respondents was 170 employees, the implementation period was from April and May 2011 on the factors of satisfaction and dissatisfaction within the organizational framework . Data were tabulated and analyzed the averages of the results and structured graphics. The results showed that most respondents are satisfied with the image of the organization in general, with hygiene, with colleagues and bosses and partly with wage factors. Suggestions could be updated as the position and salary plans and implementing programs to improve interpersonal relationships.

 

Key Words: Satisfaction, Dissatisfaction, People Management Policies, Public Servant Hall.

Biografia do Autor

  • Ana Claudia MEDEIROS, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

    Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas - UNICENTRO

  • Silvio Roberto STEFANO, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

    Doutor em Administração FEA/USP. Departamento de Administração da UNICENTRO

Downloads

Edição

Seção

Artigos