A influência das comunidades de aprendizagem nos resultados organizacionais de um arranjo produtivo local (APL) paranaense

Autores

  • Rodrigo Souza da COSTA Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Sérgio BULGACOV Fundação Getúlio Vargas - FGV
  • Samir Adamoglu de OLIVEIRA Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

RESUMO

A relevância da união das categorias analíticas Comunidades de Aprendizagem e Resultados Organizacionais começa acontecer no âmbito organizacional, principalmente em estudos que identificam que as comunidades de prática podem gerar uma maior aprendizagem entre seus membros transformando o conhecimento tácito delas individualmente em conhecimento explícito para todas as empresas do APL  (Arranjo Produtivo Local). Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo identificar a influência das comunidades de aprendizagem nos resultados organizacionais de um APL Paranaense. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa  qualitativa, onde foram feitas entrevistas com roteiros semi-estrurados com empresários e o responsável pela coordenação do APL. Os resultados demonstram que existem alguns dificultadores para que esse processo ocorra de maneira mais efetiva, mas também há outros fatores que são facilitadores do processo. Dessa forma, este estudo conclui que os pressupostos das comunidades de aprendizagem exercem influência nos resultados organizacionais.

 

Palavras-chave: comunidades de aprendizagem, arranjo produtivo local, resultados organizacionais.

 

 

ABSTRACT

The relevance of the union of Learning Communities and Organizational Results asanalytical categories begins to occur in the organizational sphere, mainly in studies thatidentify that communities of practice can trigger more learning between their members, converting their individual tacit knowledge in explicit knowledge for all enterprises in a LPS (Local Productive System).  This paper aimed to identify the influence of learning communities in the organizational results of a LPS in Paraná. In order to achieve this goal, a qualitative research was conducted, where several semi-structured interviews with managers and people responsible for the LPS' coordination were held. The results show that there are some barriers in order to this process occur effectively, but there are also some favorable elements. Therefore, the conclusion is that the assumptions of learning communities do influence organizational results.

Keywords: communities of learning, local productive systems, organizational results.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Souza da COSTA, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
    Mestre em Administração  - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.
  • Sérgio BULGACOV, Fundação Getúlio Vargas - FGV
    Doutor em Administração - Fundação Getúlio Vargas  - FGV.
  • Samir Adamoglu de OLIVEIRA, Universidade Federal do Paraná - UFPR
    Mestre em Administração - Universidade Federal do Paraná - UFPR.

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