Reformulação no modelo de gestão por competências na Volvo do Brasil
Resumo
RESUMO
Nos últimos anos, temas relacionados à gestão por competências foram amplamente discutidos, tanto no ambiente acadêmico quanto no empresarial, associado à s diferentes instâncias de compreensão: no nível da pessoa (à competência do indivíduo) e das organizações (à s core competences). Tendo em vista o cenário competitivo e a necessidade de gerenciar pessoas, apresenta-se um estudo acerca da gestão de competências no intuito de contribuir para a reflexão e a busca de soluções efetivas dessa problemática. Esta pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso realizado na empresa Volvo do Brasil. As informações sobre a reformulação no modelo foram obtidas mediante consulta nos documentos da empresa e entrevistas realizadas com gerentes. A organização já possuía um modelo de gestão por competências, mas decidiu realizar a reformulação na estrutura do modelo em função da perda de eficácia para a gestão das competências organizacionais e como forma de adequar-se à s últimas práticas desenvolvidas e disseminadas no mercado.
Palavras-chave: gestão por competências, Volvo do Brasil, avaliação de desempenho, remuneração.
ABSTRACT
Â
In recent years, issues related to competency management have been widely discussed, both in academia and in business, coupled with different levels of understanding: the level of the person (the competence of the individual) and organizations (the core competences). Given the competitive landscape and the need to manage people, a study about competence management is presented in order to contribute to the discussion and development of effective solutions to this problem. Thisresearch was conducted through a case study conducted at Volvo do Brasil. The information about the changes in the model were gotten at corporation documents and interviews with managers. The organization already had a competence based model but decided to reformulate it due to efficacy losses at the management of organizational competences and as a way to freshen the model with new practices shared at industry.
Keywords: competency management, Volvo do Brasil, performance evaluation, compensation.