O geoprocessamento para caracterização socioambiental de áreas rurais do Município de Queimados – RJ

Autores

  • Elaine do Nascimento Nobre Porto
  • Liane M. Azevedo Dornelles
  • Rodrigo Peracchi Porreca
  • Rodrigo Silva da Conceição
  • Marcelo de Jesus Rodrigues da Nóbrega

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v3e6201369-88

Palavras-chave:

Modelagem, geoprocessamento, uso do solo

Resumo

O Plano Diretor ordena o desenvolvimento físico-territorial, orientando as decisões dos cidadãos, empresários, projetistas, empreendedores e demais agentes sociais, no território municipal, sendo estratégico ao garantir as estruturas ambientais e urbanas que melhor sustentem a qualidade de vida futura da comunidade. Neste contexto, o Geoprocessamento é um conjunto de técnicas e metodologias voltadas para a análise espacial, consistindo num poderoso instrumento para o planejamento territorial, considerando a sua capacidade de gerar, integrar e avaliar dados de natureza espacial. Este trabalho objetiva a modelagem, implementação e avaliação da base e do banco de dados de Queimados. Foram utilizados os programas ArcView 9.0, GPS TrackMaker, imagens de satélite, arquivo digital referente ao Censo 2000/IBGE, além de consultas a dados e informações da prefeitura. Com base nos Índices de Qualidade de Uso do Solo e da Cobertura Vegetal – (Fundação Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro), o município de Queimados, caracterizado no cluster G1 - Rodeio/Metrópole (agrupamento com expressivas áreas de pastagens, seguido de grandes áreas urbanas) teve a seguinte evolução: área distribuída em vegetação secundária (11% para 2%), área urbana (33% para 45%), pastagens (55% para 43%) e agricultura (0,9% para 9,4%), respectivamente. Um dos projetos propostos pela prefeitura do município é o de definir as áreas com aptidões rurais, com fins de implementação de um cinturão verde e direcionamento de políticas públicas, como a legalização dos loteamentos (em sua maioria, assentamentos rurais), inclusão social e econômica do pequeno produtor.

Biografia do Autor

  • Elaine do Nascimento Nobre Porto

    Doutoranda em Geologia UFRJ - Hidrogeologia - Mestre em Geografia pela UERJ - Professora SEEDUC - RJ e FEVRE - Volta Redonda - RJ.

  • Liane M. Azevedo Dornelles
    Professora Adjunta do Departamento de Geografia – IGEO/UERJ e professora da Pós graduação - Doutorado em Meio Ambiente UERJ.
  • Rodrigo Peracchi Porreca
    Professor da Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) - Mestre em Geografia UERJ
  • Rodrigo Silva da Conceição
    Professor Substituto Departamento de Geografia – IGEO/UERJ - Mestre em Geografia UERJ - Doutorando em Meio Ambiente UERJ.
  • Marcelo de Jesus Rodrigues da Nóbrega
    Pós-doutor em Engenharia pela UERJ, Doutor em Engenharia pela PUC-Rio Professor de Engenharia do CEFET - RJ e Engenheiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2013-06-14

Edição

Seção

De Direito