O Uso de Raciocínio Baseado em Casos com clusterização para Auxiliar na Gestão de Problemas da Base Aérea de Florianópolis

Autores

  • Rafael Coutinho de Sousa Universidade do Sul de Santa Catarina / Ilha Software
  • Fernando Machado Bernardino Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Roberto Fabiano Fernandes Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Flávio Ceci Universidade do Sul de Santa Catarina

Resumo

O presente trabalho trata como assunto principal o problema em encontrar informações relevantes existentes na Base Aérea de Florianópolis (BAFL). Tendo em consideração que em uma organização militar o volume de informações cresce gradualmente, um grande problema vem a tona. Como recuperar estas informações após um certo período de tempo? Graças a implementação do RBC (Raciocínio Baseado em Casos), é possível encontrar soluções para novos problemas através de casos iguais ou similares. Juntando esta técnica a outras, como por exemplo, a recuperação de informações, a indexação textual e a clusterização é possível facilitar a recuperação e identificação rápida e fácil dos casos pertinentes a uma possível solução de um novo problema. Também validou-se a solução a partir de um estudo de caso junto a BAFL e percebemos que o resultado foi satisfatório, devido ao volume de informação resultante e sendo condizente com os termos da busca.

Biografia do Autor

  • Flávio Ceci, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professor titular dos cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação e dos programas de pós-graduação em Engenharia de Projeto de Software, Banco de dados e Gerência de Projetos de TI da Universidade do Sul de Santa Catarina. É pesquisador e membro do grupo de pesquisa GPSC-Unisul. É coordenador do curso de Especialização em Banco de Dados da Unisul, na mesma instituição, atua como Assistente de Inovação e Empreendedorismo na Gerencia de Ensino, Pesquisa e Extensão (GEPEx-Unisul). Possui mais de 10 anos de experiência na indústria de software atuando como desenvolvedor, analista e arquiteto de software. Desenvolveu projetos para empresas como: SupportComm, Vivo, Claro, Brasil Telecom, Embraer, Instituto Stela, entre outras. Atualmente atende como consultor de projetos de software e de engenharia do conhecimento. As principais áreas de pesquisa são: Estruturas de dados; Inteligência Artificial; Engenharia do Conhecimento; Análise de Dados e Análise de Sentimentos.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos