O Uso de Raciocínio Baseado em Casos com clusterização para Auxiliar na Gestão de Problemas da Base Aérea de Florianópolis

Autores

  • Rafael Coutinho de Sousa Universidade do Sul de Santa Catarina / Ilha Software
  • Fernando Machado Bernardino Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Roberto Fabiano Fernandes Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Flávio Ceci Universidade do Sul de Santa Catarina

Resumo

O presente trabalho trata como assunto principal o problema em encontrar informações relevantes existentes na Base Aérea de Florianópolis (BAFL). Tendo em consideração que em uma organização militar o volume de informações cresce gradualmente, um grande problema vem a tona. Como recuperar estas informações após um certo período de tempo? Graças a implementação do RBC (Raciocínio Baseado em Casos), é possível encontrar soluções para novos problemas através de casos iguais ou similares. Juntando esta técnica a outras, como por exemplo, a recuperação de informações, a indexação textual e a clusterização é possível facilitar a recuperação e identificação rápida e fácil dos casos pertinentes a uma possível solução de um novo problema. Também validou-se a solução a partir de um estudo de caso junto a BAFL e percebemos que o resultado foi satisfatório, devido ao volume de informação resultante e sendo condizente com os termos da busca.

Biografia do Autor

Flávio Ceci, Universidade do Sul de Santa Catarina

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professor titular dos cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação e dos programas de pós-graduação em Engenharia de Projeto de Software, Banco de dados e Gerência de Projetos de TI da Universidade do Sul de Santa Catarina. É pesquisador e membro do grupo de pesquisa GPSC-Unisul. É coordenador do curso de Especialização em Banco de Dados da Unisul, na mesma instituição, atua como Assistente de Inovação e Empreendedorismo na Gerencia de Ensino, Pesquisa e Extensão (GEPEx-Unisul). Possui mais de 10 anos de experiência na indústria de software atuando como desenvolvedor, analista e arquiteto de software. Desenvolveu projetos para empresas como: SupportComm, Vivo, Claro, Brasil Telecom, Embraer, Instituto Stela, entre outras. Atualmente atende como consultor de projetos de software e de engenharia do conhecimento. As principais áreas de pesquisa são: Estruturas de dados; Inteligência Artificial; Engenharia do Conhecimento; Análise de Dados e Análise de Sentimentos.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos