COOPERAÇÃO DESCENTRALIZADA NA AMAZÔNIA: GANHOS E DESAFIOS DA RELAÇÃO SINO-PARAENSE

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a evolução histórica da cooperação sino-paraense levando em conta variáveis como as mudanças recentes das diretrizes da Política Externa Brasileira e da economia internacional, para então, identificar os aspectos estratégicos dessa relação. Concluímos que a cooperação descentralizada sino-paraense está centralizada nas dimensões econômica e comercial, com possíveis avanços na dimensão sociocultural, o que demanda esforços, por parte da diplomacia federativa e da paradiplomacia executada pelo estado do Pará, para avançar em dimensões estratégicas como a tecnológica, informacional e ambiental, como meios de dirimir a dependência econômica do estado e melhor gerir os custos da interdependências, tais como a sensibilidade e a vulnerabilidade locais.

Biografia do Autor

  • Mayane Bento, Universidade do Estado do Pará
    Doutora em Relações Internacionais por meio do Instituto de Relações Internacionais (IREL) e do programa de doutorado interinstitucional em Relações Internacionais - Dinter UNB/UFPa da Universidade de Brasília (2015-2019). Possui mestrado profissional pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) através do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (2010-2012). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia (UNAMA- 2006-2009). Professora na Universidade do Estado do Pará - UEPA (2019 - atual).
  • Pedro William Fróes Lima, Universidade do Estado do Pará (UEPA)
    Graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Internacionalista formado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 2022, foi um dos membros-fundadores do Núcleo de Assessoria a Imigrantes e Refugiados (NAIRE), que funciona sob égide da UEPA. Estagiou na Coordenadoria de Relações Internacionais da UEPA (CREIN). Atualmente, é voluntário na SENTRION EJ, atuando no cargo de Assessor de Projetos e CX manager pela AIESEC em Belém.
  • Hévila Maria Silva Cardoso, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
    Bacharela em Relações Internacionais na Universidade do Estado do Pará;Mestranda pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Downloads

Publicado

2023-09-06

Edição

Seção

Artigos